O Vaticano divulgou nesta terça-feira (22) o calendário oficial das exéquias do Papa Francisco, falecido no dia 21 de abril. As cerimônias seguem os ritos previstos no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, que rege os funerais papais.
O corpo do Pontífice será trasladado da Casa Santa Marta para a Basílica de São Pedro nesta quarta-feira, 23 de abril, às 9h (horário de Roma). A procissão, precedida por um momento de oração presidido pelo camerlengo da Santa Igreja Romana, cardeal Kevin Farrell, passará pelas praças internas do Vaticano até alcançar o Altar da Confissão, no interior da basílica, onde será iniciada a visitação pública.
Vatican News

Ao final da celebração, serão realizados os ritos finais da Última Commendatio e da Valedictio.
A Missa das Exéquias será celebrada no sábado, 26 de abril, às 10h (horário local), no átrio da Basílica de São Pedro. A cerimônia será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, e marcará o início dos Novendiali, os nove dias de luto oficial da Igreja.
• Saiba mais sobre a morte do Papa Francisco
Ao final da celebração, serão realizados os ritos finais da Última Commendatio e da Valedictio. O corpo do Papa será então levado à Basílica de Santa Maria Maior, onde será sepultado, conforme desejo manifestado ainda em vida.
Chefes de Estado, líderes religiosos e representantes de diversas nações confirmaram presença nas exéquias, em sinal de homenagem à trajetória espiritual e diplomática de Francisco.