Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025


Executivo Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024, 11:11 - A | A

Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024, 11h:11 - A | A

Agronegócio

Lula retoma diálogo com setores do agronegócio

Proposta é proporcionar um canal direto para os setores discutirem suas demandas diretamente com o presidente

Gabriel Issagawa
Especial para o Capital News

Ricardo Stuckert/PR

Lula retornará reuniões com empresários de vários setores do agro

Entre os setores que já pediram audiência com o presidente estão o de fruticultura, que passa por uma boa fase econômica, o de café e o de algodão.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (27) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retomará uma agenda de trabalho com empresários de diversos segmentos do agronegócio. A proposta é proporcionar um canal direto para os setores discutirem suas demandas diretamente com o presidente.

"Fomos pioneiros em trazer representantes do agronegócio para conversar, reivindicar e trocar ideias com o presidente no Palácio [do Planalto]. Ele já solicitou retomar essas reuniões, com três segmentos já interessados em se encontrar com ele na Granja do Torto, seguido de um churrasco para um momento mais informal", afirmou Fávaro após uma reunião com Lula no Palácio do Planalto. 

Os setores de fruticultura, café e algodão já solicitaram audiência com o presidente, seguindo o exemplo de empresários do setor de proteína animal que foram recebidos no final do ano passado. Lula também levou cerca de 100 empresários do agronegócio em sua visita à China em março de 2023, fortalecendo as relações comerciais com o país asiático, principal importador de produtos agrícolas brasileiros.

Fávaro destacou a boa relação de Lula com os empresários do setor e ressaltou os resultados positivos do governo na área. Ele afirmou que o governo bateu recordes de abertura de mercados e implementou o maior Plano Safra da história.

Lula também se manifestou sobre os temas discutidos na reunião, mencionando parcerias estratégicas com a África e lançamentos futuros do Novo PAC para o agronegócio.

Quanto ao apoio do agronegócio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, Fávaro afirmou não ter percebido adesão significativa durante recentes manifestações políticas, indicando que os produtores estão focados em suas atividades.

O governo planeja lançar um PAC do agronegócio, com investimentos em estados como Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, além de uma missão comercial na África em abril. Medidas de apoio, como prorrogação de empréstimos e abertura de linhas de crédito, estão sendo estudadas para ajudar os setores mais afetados pela atual conjuntura económica.

Gilson Abreu/AEN

Sistemas agroalimentares é quase 10% do PIB global

Lula retomará reuniões com empresários no setor de agronegócio

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS