O ministro da Educação, Camilo Santana, estará em Campo Grande nesta quarta-feira (13), para formalizar investimentos significativos nas áreas de educação e saúde em Mato Grosso do Sul. Durante evento no Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), o ministro assinará a ordem de serviço para a segunda etapa da Unidade da Mulher e da Criança do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD). Com um investimento de R$ 28 milhões, a obra, que faz parte da Rede Ebserh, visa melhorar o atendimento especializado e humanizado para mulheres e crianças da região de Dourados, que abrange 34 municípios.
O contrato de R$ 28 milhões foi assinado em setembro de 2024 com a Poligonal Engenharia e Construções Ltda. Ele prevê a adição de 45 novos leitos, duplicando a capacidade das UTIs pediátrica e neonatal e ampliando a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal. A obra tem prazo de 30 meses e deve ser concluída até março de 2027, e incluirá também a climatização das enfermarias e reformas nas clínicas médica, pediátrica, cirúrgica e de nefrologia.
O superintendente do HU-UFGD, Hermeto Macario Amin Paschoalick, destacou a importância do projeto, que já passou por readequações desde 2016 para atender às novas demandas, incluindo leitos de isolamento respiratório. Ele ressaltou a colaboração das instâncias do SUS, dos conselhos de saúde e das secretarias de Saúde e Ministério da Saúde. Além disso, João Fernandes Guimarães Junior, gerente administrativo substituto, anunciou que uma nova licitação será aberta para a reforma das clínicas do hospital, ampliando ainda mais a capacidade de atendimento.
O evento também contará com a presença do governador Eduardo Riedel e incluirá a inauguração de uma quadra poliesportiva e de um bloco didático no IFMS. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal do Ministério da Educação no YouTube.