Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 27 de Setembro de 2024


Executivo Terça-feira, 18 de Junho de 2024, 17:12 - A | A

Terça-feira, 18 de Junho de 2024, 17h:12 - A | A

Desenvolvimento

Neomille inaugura nova fábrica de etanol de milho em Maracaju

Unidade reforça compromisso com energia renovável e metas de sustentabilidade

Vivianne Nunes
Capital News

Mairinco de Pauda, Semadesc

Usina de etanol de milho em Maracaju - 2024

Governador Eduardo Riedel, secretário Jaime Verruck entre outras autoridades na inauguração da Usina em Maracaju

A Neomille, subsidiária da Cerradinho Bioenergia, inaugurou na manhã desta terça-feira (18) sua nova fábrica de etanol de milho em Maracaju, Mato Grosso do Sul. A unidade é a segunda do tipo no estado e representa um investimento de R$ 1,08 bilhão, reforçando a matriz de energia renovável sul-mato-grossense.

O evento contou com a presença do governador Eduardo Riedel e outras autoridades, que destacaram o compromisso do estado com a sustentabilidade e a meta de atingir o status de Carbono Neutro até 2030. A nova fábrica tem capacidade para processar 608 mil toneladas de milho e produzir 266 milhões de litros de etanol anualmente, além de gerar empregos diretos e indiretos.

Renato Pretti, CEO da Cerradinho Bioenergia, enfatizou a importância da nova unidade para a estratégia de expansão da empresa e para o fortalecimento do mercado de biocombustíveis. Pretti ainda ressalta, “Seguiremos comprometidos com a maturação de nossos investimentos em expansão e o fortalecimento da nossa competitividade no setor. Além de contribuir com a transição da matriz energética do país, pautados sempre pela agenda ESG”.

O governador Riedel ressaltou o papel do estado no cenário nacional de produção de energia limpa e renovável, alinhado às tendências globais de valorização do grão. “Mato Grosso do Sul hoje é um dos Estados que mais crescem no país, no ano passado cresceu 6,6%, duas vezes e meia a média do País. Também se consolidou como um Estado de oportunidades porque soube fazer o dever de casa e oferecer ao mercado um ambiente favorável de negócios, reduzindo burocracias, tributos, garantindo segurança jurídica, ampliando e melhorando toda uma rede de infraestrutura e logística. Agora registra a chegada de um grande player do mercado de bioenergia, com uma planta moderna e atual que, sem dúvidas, consolida o MS como um grande destaque no ranking nacional de produção do setor”.

Mairinco de Pauda, Semadesc

Neomille inaugura nova fábrica de etanol de milho em Maracaju

Riedel destacou o momento importante que o Estado passa e seu protagonismo no processo de transição energética

O prefeito de Maracaju, José Marcos Calderan, destacou que “chegada da Neomille representa mais desenvolvimento, oportunidades e renda para as pessoas de nossa cidade, não apenas para os colaboradores diretos, mas também indiretos. Além de movimentar e trazer uma nova expectativa para a nossa economia local. A transformação das commodities em produtos agregados é de suma importância para a cidade e todo o Estado, gerando um círculo econômico positivo, e certamente, atraindo novos negócios”.

O projeto da Neomille também inclui a produção de coprodutos como DDGS (Distiller’s Dried Grains with Solubles) e óleo de milho, ampliando a oferta de produtos e contribuindo para a economia local. A unidade é um marco na transição para uma economia de baixo carbono, consolidando Mato Grosso do Sul como um líder na produção de biocombustíveis no Brasil.

Dados da Unidade em sua 1ª Fase;

* Investimento R$ 1,080 bilhão
* Capacidade: processamento de 608 mil toneladas de milho, produção de 266 milhões de litros de etanol, 161 mil toneladas de DDGS e 10 mil tons de óleo.
* Geração de empregos durante a obra: 4.500
* Geração de empregos em operação: 200 próprios e cerca de 600 indiretos

A unidade acrescentou a capacidade de 3,1 milhões de tons de cana equivalente a moagem total da Cerradinho Bioenergia, totalizando a capacidade instalada atual em 13,6 milhões.

Mairinco de Pauda, Semadesc

Usina de etanol de milho em Maracaju 2024

Usina de etanol de milho em Maracaju reforça matriz de energia renovável de Mato Grosso do Sul

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS