Nesta quarta-feira (5), às 10h30, o governo federal apresentará o Plano de Escoamento da Safra 2024/2025, com foco em melhorar a logística e a infraestrutura para atender ao crescimento recorde da produção de grãos no Brasil. O evento, no auditório do Ministério dos Transportes, reunirá os ministros Renan Filho (Transportes), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Carlos Fávaro (Agricultura), além de Rui Costa, ministro da Casa Civil, e representantes de órgãos como DNIT e ANTT.
Segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de grãos deste ano deve atingir 322,47 milhões de toneladas, um aumento de 8,3% em relação à safra anterior. Destaque para soja e milho, que juntos devem somar 24,62 milhões de toneladas adicionais, registrando o maior volume da história.
O plano, parte do Novo PAC, inclui a retomada e entrega de obras, concessões e melhorias nas principais rotas de escoamento. "Essas ações garantirão eficiência logística, impacto positivo na economia e fortalecimento do Brasil no mercado internacional", reforçou Renan Filho.