A prefeita Adriane Lopes, o diretor-adjunto da EMHA (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários), Claudio Marques, e o diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis Oliveira, estiveram presentes nesta quarta-feira (27), na Comunidade Homex, no Jardim Centro-Oeste, para fiscalizar o andamento das obras de saneamento básico. As obras devem ser entregues em 60 dias e atenderão mais de 1,5 mil famílias.
Em março de 2023, os moradores da comunidade iniciaram a regularização fundiária das moradias e há duas semanas foram contemplados com o início das obras de saneamento básico, que já beneficiaram 160 famílias. O processo de regularização das terras deve ser concluído até o fim deste ano.
A prefeita Adriane Lopes pontuou os avanços alcançados na comunidade. “Essa obra é de grande relevância, pois o saneamento é vida. Diminui a fila nas unidades de saúde e traz qualidade de vida para as pessoas. Os processos de regularização avançam passo a passo. Foi firmado a parceria com a Energisa para implementar a energia elétrica e agora, a partir do dia 18, será iniciado o abastecimento de água. Se não houver intercorrências, entregaremos essa obra em 60 dias, lembrando que à medida que a rede é instalada, ela já começa a funcionar”, afirmou.
A dona de casa Clair Lopes, de 50 anos, está ansiosa pela chegada da água. “Nas próximas semanas, a água chegará em minha casa, e isso é tudo que queríamos. Água limpa, porque a que usamos hoje não é, muitas vezes os canos racham e acabamos utilizando água suja. Isso traz problemas de saúde. Cheguei a furar um poço, mas ele secou”, relatou.
O diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis Oliveira, explicou que já foram implementados 3,5 km de rede de esgoto. Ao todo, serão cerca de nove quilômetros de rede de água e 12 quilômetros de rede de esgoto. “Trazer água para essas 1,5 mil famílias que tinham acesso esporádico à água era essencial. Estamos trazendo saúde e dignidade com essa melhoria. Com a implantação do esgoto, a obra deve ser concluída em 60 dias. Nosso objetivo é finalizar antes do final de maio”, afirmou.
O diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (EMHA), Claudio Marques, explicou que o objetivo final é a regularização das moradias. “Não se trata apenas de regularizar, é necessário trazer melhorias significativas para vida dessas famílias. Há muitos anos eles esperavam por essa ligação de água e é gratificante passar na fiscalização e ver nossos projetos para a comunidade se tornando realidade. Já estamos avançando no processo de regularização da energia, que está em sua fase final, e agora estamos iniciando o processo de regularização do fornecimento de água. Seguimos comprometidos em buscar melhorias constantes para as comunidades que atendemos na EMHA”, pontuou.