O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante vista à planta da JBS em Campo Grande, nesta sexta-feira, dia 12, propôs ao governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, a compra de terras para "salvar os Guaranis", que vivem às margens das rodovidas da cidade de Dourados. Diante do pedido, sinalizando respeito à proposta, Riedel se levantou e aplaudiu Lula.
Dourados é o segundo maior município do Estado, e tem a maior reserva indígena do País, formada pelas Aldeias Jaguapiru e Bororó.
"Vamos comprar em sociedade uma terra para a gente salvar aqueles Guaranis. Se você encontrar as terras para recuperarmos a dignidade daquele povo, o governo Federal será parceiro na compra e no cuidado para que eles voltem a viver dignamente. O que eles não podem é viver na beira da estrada, mendigando", disse.
Antes de encerrar o pedido, Lula orientou ao governador para que ligue para ele assim que identicar uma fazenda para acomodar os indígenas.
"Tá feito governador? Você pode me telefonar na hora que encontrar as fazendas. Nós vamos fazer o que precisar fazer na terra para dar àqueles indígenas o direito à defesa que eles perderam por falta de trato e respeito com eles", finalizou.
• Saiba mais sobre a visita de Lula na fábrica da JBS em Campo Grande