Campo Grande 00:00:00 Sábado, 25 de Janeiro de 2025


Executivo Segunda-feira, 01 de Julho de 2024, 17:27 - A | A

Segunda-feira, 01 de Julho de 2024, 17h:27 - A | A

HMCG

Primeiro complexo hospitalar de Campo Grande é lançado com previsão de entrega em 2026

Obra tem investimento inicial de R$ 210 milhões e deve fazer até 20 mil procedimentos mensais

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação/PMCG

Hospital Campo Grande

Senadora Tereza Cristina acompanhou prefeita Adriane Lopes no lançamento do HMCG

Campo Grande ganha o primeiro complexo hospitalar municipal, que deve ampliar em 259 o número de leitos do município e com capacidade de realizar até 20 mil procedimentos por mês. O lançamento da obra aconteceu nesta segunda-feira (1), no Parque Ayrton Senna, e sai do papel após 10 anos no Plano Municipal de Saúde. O HMCG será construído no Bairro Chácara Cachoeira e a estrutura terá aproximadamente 15 mil metros quadrados de área construída.

O complexo irá reunir em um só local o atendimento especializado e de diagnóstico, tendo a oferta de procedimentos de cirurgia geral, como hérnia, vesícula, oftalmologia, ortopedia e pediatria, além de exames de ressonância, tomografia, ultrassom, colonoscopia, endoscopias, entre outros.

Segundo estimativa da Sesau, serão realizadas mensalmente 1.500 internações por mês, 1.000 cirurgias por mês, 2.500 atendimentos de pronto atendimento por mês, 13.500 consultas médicas por mês e 13.500 exames de imagem por mês. A previsão é de que o projeto executivo seja concluído em 90 dias e, logo em seguida, a obra seja iniciada com prazo de execução de até 24 meses. O investimento previsto na construção é de R$ 210 milhões.

Absorver Demanda

Durante a assinatura do processo licitatório, a prefeita Adriane ressaltou a importância da construção para a saúde do município e até do estado, absorvendo boa parte da demanda reprimida por exames de diagnóstico e cirurgia.

“Nós somos uma Capital de quase 1 milhão de habitantes, mas que atende mais de 1,6 milhões de pacientes do SUS. Com a unidade em funcionamento, a Sesau irá conseguir absorver a demanda de pacientes que hoje se encontram nas dez unidades de urgência e emergência do município, além de boa parte da fila por exames e procedimentos de pequeno e médio porte que caso não sejam realizados com maior brevidade possível podem evoluir para complicações maiores, aumentando assim a complexidade e, consequentemente, sobrecarregando ainda mais os serviços”, diz.

A senadora Tereza Cristina também participou do lançamento e expressou a felicidade do lançamento na sua terra natal. “Para mim é uma felicidade participar desse lançamento tão importante na cidade que eu tanto amo, que eu nasci. Esse lugar que vai desafogar a rede municipal de saúde, ampliar as vagas e leitos e deixar um legado de melhora na saúde do nosso Estado”.

HMCG

O hospital contará com 259 leitos, sendo 49 de pronto atendimento, 20 leitos CTI (10 pediátricos e 10 adultos) e 190 leitos de enfermaria (60 pediátricos, 60 adultos para homens e 70 adultos para mulheres). Terá UTI para adultos e pediátrica, 10 salas de cirurgia, 53 consultórios e 19 salas de exame.

O HMCG terá quatro pavimentos, sendo um subsolo, térreo, primeiro e segundo andares, além de um centro de diagnósticos, laboratório, guarita, jardim e estacionamento com 225 vagas. No total, o hospital ocupará uma área de 14.914 metros quadrados.

Arte: PMCG

Hospital Campo Grande

Hospital deve ter 259 leitos para atender a população e desafogar outras unidades de saúde

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS