O programa de transferência de renda "Cuidar de Quem Cuida", pioneiro no Brasil, está atendendo 814 famílias em Mato Grosso do Sul e ainda possui 1.186 vagas abertas para novos beneficiários. Criado pelo Governo do Estado, a iniciativa deposita mensalmente R$ 900 para cuidadores em tempo integral de pessoas com deficiência em grau de dependência 2 ou 3.
Gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), o programa foi lançado em novembro de 2023 com o objetivo de reduzir desigualdades sociais e promover o acompanhamento saudável e o cuidado com a saúde mental dos responsáveis por pessoas com deficiência.
Entre os beneficiários está Jeniffer Gonçalves, de 30 anos, residente em Amambai. Ela é mãe de Davi, um menino de 5 anos com paralisia permanente causada por complicações no nascimento. "Já passei por muita luta até chegar aqui. Com vaquinha e doações. Graças a Deus tem esse benefício", relata Jeniffer, destacando que a ajuda do programa cobre despesas com consultas e medicamentos.
O programa classifica o grau de dependência em dois níveis:
• Grau de dependência nível 2: aplica-se a pessoas que necessitam de assistência em até três atividades de autocuidado diário (como alimentação, mobilidade e higiene), sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada.
• Grau de dependência nível 3: abrange pessoas que requerem assistência em todas as atividades de autocuidado diário e/ou possuem comprometimento cognitivo.
Além de realizar uma busca ativa para identificar possíveis beneficiários, a Sead permite que interessados façam o cadastro online. Para realizar a pré-inscrição, acesse o link Programa Cuidar de Quem Cuida. Após o cadastro, equipes da Sead fazem visitas domiciliares para avaliar a concessão do benefício. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3314-4842.