O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), iniciou a entrega de 700 pistolas Taurus TS9, calibre 9mm, destinadas à Polícia Penal. O investimento, de R$ 2,45 milhões, visa fortalecer a segurança e a capacidade operacional dos policiais penais, com prioridade para os grupos operacionais.
Além das pistolas já entregues, outras 1.600 estão em processo de aquisição. O plano de modernização inclui ainda a compra de 650 coletes balísticos de nível III, fuzis, espingardas calibre 12, viaturas blindadas e outros equipamentos essenciais. A Agepen também reservou R$ 2,7 milhões para a aquisição de uniformes, com a licitação prevista para iniciar de acordo com a regulamentação do modelo padrão.
Os primeiros a receberem como pistolas foram os policiais do GEP (Grupamento de Escolta Penitenciária), COPE (Comando de Operações Penitenciárias) e CPAC (Central Provisória de Audiência de Custódias). Posteriormente, a entrega será ampliada para o GAFIP (Grupamento de Fiscalização Penitenciária), equipes das penitenciárias de complexidade máxima e servidores que atuam em escolas e custódias hospitalares.