Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024


Executivo Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024, 15:22 - A | A

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024, 15h:22 - A | A

Fórum de Mudanças Climáticas de MS

“Turismo sustentável é vital para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, afirma Riedel no fórum climático

Evento reúne especialistas e autoridades para planejar políticas públicas e tornar o estado Carbono Neutro até 2030

Viviane Freitas
Capital News

O Segundo Fórum de Mudanças Climáticas de Mato Grosso do Sul acontece nesta quarta-feira (27) e quinta-feira (28), no auditório do Sebrae-MS, em Campo Grande. O evento contará com palestras, debates, rodas de conversa e a posse dos novos membros do Fórum. Entre os presentes, estarão o secretário de Meio Ambiente, Jaime Verruck, o secretário-executivo Artur Falcette, o professor da FGV Daniel Vargas, a advogada Natalia Renteria, o professor indígena Cajetano Vera e a ex-ministra Izabella Teixeira.

O objetivo do Fórum é discutir e propor políticas públicas para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas, com foco em tornar Mato Grosso do Sul um estado Carbono Neutro até 2030. Além disso, busca sugerir medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEEs) e promover a sustentabilidade no estado. A iniciativa conta com a participação de representantes de instituições públicas, privadas, acadêmicas e do setor militar, totalizando 60 membros comprometidos com a causa ambiental.

De acordo com o governador Eduardo Riedel, a discussão sobre mudanças climáticas é essencial para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul. “O turismo, especialmente em Bonito, é um dos principais motores da nossa economia. É vital que avancemos em projetos que combinem desenvolvimento e sustentabilidade para garantir um futuro próspero para o estado,” afirmou Riedel, destacando a importância do turismo sustentável.

"O Estado foi inovador quando criou a lei, chamada Proclima, com uma série de estruturas para o Mato Grosso do Sul e, dentro da lei, estava a instituição do Fórum Transclimático. Um grande legado que nós vamos deixar, é de que o Mato Grosso do Sul apresenta a maior descarbonização da agricultura entre todos os estados brasileiros. Nós temos a política, mas quem executa isso é exatamente o nosso produtor rural, é ele que vai lá em teste e desenvolve as suas ações", finalizou o titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck.

O Sebrae-MS, por meio do Roadmap, tem trabalhado em 43 municípios para apoiar a criação de políticas ambientais focadas na mitigação das mudanças climáticas. A estratégia, inicialmente voltada para o Pantanal, já alcançou resultados positivos, e a metodologia será expandida para os 79 municípios do estado até o próximo ano, com o objetivo de gerar oportunidades sustentáveis e de negócios para a redução dos impactos ambientais.

A programação do evento inclui painéis temáticos e câmaras técnicas. Nos dois dias, serão discutidos temas como o mercado de carbono, soluções para territórios complexos e adaptações urbanas às mudanças climáticas. O Fórum visa criar um espaço para debates e deliberações sobre as melhores práticas para enfrentar os desafios climáticos no estado, com a participação ativa de especialistas e autoridades locais.

Saul Schramm/Governo MS

“Turismo sustentável é vital para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, afirma Riedel no fórum climático

O Fórum tem como missão desenvolver políticas públicas para mitigar e adaptar os impactos das mudanças climática

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS