Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2024


Judiciário Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2024, 18:29 - A | A

Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2024, 18h:29 - A | A

Operação Pretense

Gaeco investiga grupo que assumia obras sem ter funcionários em Mato Grosso do Sul

A ação cumpriu mandados de busca e apreensão na cidade

Viviane Freitas
Capital News

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou nesta segunda-feira, 18 de dezembro, a "Operação Pretense" em Coronel Sapucaia. A ação cumpriu mandados de busca e apreensão na cidade.

A investigação revela indícios de crimes relacionados a fraudes em processos licitatórios e contratos decorrentes, envolvendo um grupo de empresas de um núcleo familiar local. Uma das empresas investigadas, que sequer possui sede, patrimônio ou funcionários, foi contratada para executar uma obra milionária no hospital municipal.

A operação tem como objetivo apurar a atuação dessas empresas, que supostamente prestaram serviços de baixa qualidade e utilizaram materiais reaproveitados em contrariedade ao contrato, configurando um esquema para desvio de recursos públicos.

O nome "Pretense", que em inglês significa “falsa aparência”, reflete a prática de enganar as autoridades e a população, disfarçando a má execução das obras como se estivessem dentro das condições adequadas, quando, na realidade, os serviços eram deficientes.

Com a deflagração da operação, o GAECO busca desarticular o esquema de fraude e responsabilizar os envolvidos, assegurando o correto uso dos recursos públicos destinados às obras no município.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS