Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 25 de Setembro de 2024


Judiciário Quarta-feira, 25 de Setembro de 2024, 09:09 - A | A

Quarta-feira, 25 de Setembro de 2024, 09h:09 - A | A

Segurança

TSE autoriza envio de Força Federal para acompanhar eleições em Mato Grosso do Sul

Na sessão administrativa desta terça (24), Plenário 53 processos sobre o tema, e deu aval para outros 11 estados

Rogério Vidmantas
Capital News

Alejandro Zambrana/Secom/TSE

TSE retoma na terça-feira julgamento sobre cassação de Moro

TSE analisou mais de 50 pedidos e autorizou o enviou para 12 estados

O Mato Grosso do Sul será um dos 12 estados que irão receber apoio da Força Federal para garantir segurança no primeiro turno das eleições municipais, no próximo dia 6 de outubro. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na sessão administrativa desta terça-feira (24), aprovou, por unanimidade, o pedido. A decisão foi dada na análise de 53 processos que versam sobre requisição de Força Federal em localidades de 12 estados brasileiros.

Os ministros da Corte deferiram requerimentos já aprovados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) e pelos governos estaduais para atuação da Força Federal em localidades do Acre, do Amazonas, do Ceará, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, do Pará, da Paraíba, do Piauí, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte, do Maranhão e de Tocantins, inclusive nas capitais Rio de Janeiro (RJ), Teresina (PI), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Rio Branco (AC), Cuiabá (MT) e Belém (PA).

Segundo ressaltou a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, o objetivo desse auxílio é garantir que o processo eleitoral transcorra de forma ordeira e tranquila, além de assegurar o cumprimento de determinações legais do pleito eleitoral. Ela destacou, ainda, que os pedidos são procedimentos normais para garantir o livre exercício do voto, bem como a normalidade da votação e da apuração dos resultados do 1º turno das eleições em diversos estados.

Os pedidos aprovados pelo TSE serão encaminhados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e pela execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas.

Daiane Mendonça/SECOM RO

Força Nacional faz operação em 21 terras indígenas

Força Nacional

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS