O 7º Festival Cultural do Chamamé de Mato Grosso do Sul terá sua abertura oficial nesta quinta-feira (5), às 19h, no Teatro Aracy Balabanian. O evento, que promove a integração cultural entre Brasil, Argentina e Paraguai, acontecerá também nos teatros Glauce Rocha e no Centro de Tradições Gaúchas, em Campo Grande. Homenagens especiais serão prestadas à dupla Jandira e Benites e ao Castelo, destacando a importância da cultura chamamecera.
Organizado pelo Instituto Cultural Chamamé, Polca Paraguaia e Guarânia de Mato Grosso do Sul, com o apoio do Governo do Estado e várias instituições culturais, o festival contará com a participação internacional de músicos renomados. A província argentina de Corrientes estará representada por grupos como Fuelles Correntinos e Los Caminantes del Chamamé, enquanto o Paraguai trará atrações como a Banda y Ballet Folclórico da Municipalidad de Asunción.
A programação inclui também a participação de artistas de Mato Grosso do Sul, como Danilo da Gaita e o Grupo Surungo Bueno, além da artista Bárbara Priscilla Amarilha Albino. O acordeonista Desidério Souza representará o Rio Grande do Sul, enriquecendo ainda mais o evento com sua presença.
Orivaldo Rocha Mengual, presidente do Instituto Cultural Chamamé MS, destaca que o festival se tornou um dos maiores eventos de chamamé fora da Argentina. "Nosso objetivo é preservar e valorizar a cultura fronteiriça, mantendo viva a tradição dos gêneros musicais polca, guarânia e chamamé", afirma Mengual.
Confira a programação completa do 7º Festival Cultural do Chamamé neste link.