Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025


Legislativo Sábado, 25 de Maio de 2024, 11:25 - A | A

Sábado, 25 de Maio de 2024, 11h:25 - A | A

ALEMS

Fórum Nacional de Combate aos Impactos de Agrotóxicos participa de reunião na Assembleia

Mato Grosso do Sul tem recebido empreendimentos dos setores de celulose e papel

Elaine Oliveira
Capital News

Representantes do Fórum Nacional de Combate aos Impactos de Agrotóxicos e Transgênico estarão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), na próxima segunda-feira (27), às 16h, na sala multiuso.

Luciana Nassar/ALEMS

Reajuste salarial dos servidores continua sendo destaque na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

Ordem do Dia

Serão debatidos o uso de agrotóxicos, o cultivo de árvores transgênicas, prejuízos à fauna e flora e os danos preocupantes aos trabalhadores, pequenos agricultores, comunidades indígenas e tradicionais. Ainda serão abordadas alternativas sustentáveis para implementação de técnicas orgânicas, o incentivo à diversificação de cultivos e a proteção do meio ambiente.

Mato Grosso do Sul tem recebido empreendimentos dos setores de celulose e papel. A preocupação do Fórum Nacional refere-se à aplicação do produto glifosato nas plantações de eucalipto transgênico, o qual tem restrições para altas temperaturas e pode haver substâncias cancerígenas.

Já o uso intenso de agrotóxicos causa a degradação e a contaminação do solo, água, fauna e flora. Em relação à saúde, os ingredientes ativos presentes nos agrotóxicos podem ser responsáveis pela esterilidade masculina, distúrbios neurológicos, respiratórios, cardíacos, pulmonares, nos sistemas imunológico e na produção de hormônios, além de má formação fetal e desenvolvimento de câncer.

A reunião foi requerida pelo grupo de trabalho e deverá ter a participação dos deputados Zeca do PT, Pedro Kemp e Gleice Jane, da bancada do PT, e do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Renato Câmara (MDB).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS