O candidato a prefeito de Dourados, Marçal Filho (PSDB), apresentou um conjunto de propostas voltadas para a educação da cidade. Entre as principais estão a valorização dos profissionais, ampliação de vagas nos Centros de Educação Infantil (Ceims) e a revitalização das escolas municipais. Segundo Marçal, "a ausência de revitalização das escolas é um problema que se arrasta há pelo menos 15 anos", com destaque para a precariedade das instalações elétricas, que não suportam o uso de ares condicionados, especialmente em períodos de calor intenso.
Além de modernizar as escolas, Marçal planeja "dar uma roupagem nova" com reformas gerais, visando tornar os ambientes mais agradáveis. O candidato também defende um esforço conjunto entre as Secretarias de Educação e Saúde para atendimento de alunos, especialmente no cuidado com a saúde bucal e no suporte a crianças neuroatípicas.
A falta de vagas em Ceims é outra questão que Marçal pretende solucionar, destacando que obras em três prédios permanecem paradas há uma década. O candidato promete buscar recursos federais para concluir essas obras e construir novas unidades. “Como ex-deputado federal por quatro mandatos, irei cobrar em Brasília a retomada dos serviços e buscar mais recursos”, afirmou.
Marçal também propõe uma política de transparência com monitoramento contínuo dos indicadores educacionais, além de reorganizar a Secretaria de Educação para aprimorar a gestão da rede municipal. “É fundamental envolver a comunidade escolar e dar publicidade aos resultados”, concluiu.