Terça-feira, 07 de Maio de 2024


Tribunal de Contas Sexta-feira, 26 de Abril de 2024, 10:23 - A | A

Sexta-feira, 26 de Abril de 2024, 10h:23 - A | A

Plano Municipal pela Primeira Infância

Campo Grande vai elaborar plano voltado ao benefício da primeira infância

Adesão da Prefeitura ao programa foi publicado no Diogrande. Lançamento ocorreu nesta quinta-feira

Juliana Rezende
Capital News

Divulgação/PMCG

Campo Grande vai elaborar plano voltado ao benefício da primeira infância

Programa voltado à Primeira Infância é do TCE/MS e foi aderido pela Capital. Lançamento ocorreu nessa quinta-feira.

A Prefeitura de Campo Grande se comprometeu em desenvolver o Plano Municipal pela Primeira Infância e a instituir uma comissão para coordenador a construção do documento. O programa “A Primeira Infância no planejamento estratégico do município” é do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS), e a adesão da Capital ao projeto foi publicada na edição do Diogrande dessa quarta-feira, dia 24. O lançamento ocorreu nesta quinta-feira.

Segundo informações do Executivo Municipal, o objetivo do programa é destacar a importância do investimento na primeira infância para o desenvolvimento saudável das crianças, principalmente no período que compreende os seis primeiros anos de vida.

O secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, enfatizou sobre as obras voltada ao ensino infantil. Segundo ele estão sendo construídas 166 novas salas de aula para 2024, o que equivale a 20 novas escolas. “Campo Grande tem 13 mil crianças nascidas por ano, o planejamento intersetorial e a forma de abordagem do Tribunal de Contas, traz de fato um olhar para a primeira infância, para a ampliação de salas voltada à educação com qualidade”.

O Plano terá conteúdos relacionados à saúde, alimentação e nutrição, educação infantil, convivência familiar e comunitária, assistência social à família da criança e à própria criança, conforme suas necessidades, a cultura, o brincar e o lazer, o espaço e o meio ambiente, a proteção contra toda forma de violência, a prevenção de acidentes, medidas que evitem a exposição precoce à comunicação mercadológica e a indução ao consumismo.

“Campo Grande supera o déficit de vagas das creches pela gestão pública da cidade. É um plano que, na minha vida e história como homem público, jamais tinha visto com essa envergadura e transparência, e o envolvimento de toda a classe política quanto ao resultado daquilo que todos nós queremos, que é um Estado que sirva como exemplo para o restante do Brasil nos cuidados com as crianças”, disse o presidente e conselheiro do TCE/MS, Jerson Domingos.

A REME (Rede Municipal de Ensino) possui 106 EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil. As escolas atendem crianças de seis meses a três anos e contempla a etapa não obrigatória.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS