Tema da primeira infância e necessidades como criação de mais creches foram algumas das pautas discutidas entre o Comitê ampliado do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância junto com a prefeita Adriane Lopes, secretário de Educação, e Jerson Domingos, presidente do TCE MS na última segunda-feira (30).
TCE
A reunião foi proposta pela prefeita que foi acompanhada de seus secretários da educação e de finanças
Segundo o conselheiro Célio de Lima existe um avanço sobre a necessidade da implementação de novas creches. “O que a gente observou é que houve um avanço na tentativa de uma solução para o problema do déficit de vagas em creches aqui na Capital. Saímos esperançosos da reunião com relação ao compromisso da prefeitura.”
O secretário de educação disse que a intenção é “mostrar o que Campo Grande tem feito, ouvir as demandas e aprender com o Tribunal de Contas. Acreditamos que se caminharmos de mãos dadas, a primeira infância vai beneficiada. Nosso maior desafio é a ampliação do número de vagas e estamos trabalhando nisso, buscando parcerias para a ampliação de vagas e construção de novas escolas”, explicou o secretário de educação de Campo Grande, Lucas Bitencourt.
Uma equipe formada por 12 auditores do TCE-MS, visitou, entre os dias 24 a 26 de abril, 18 escolas municipais urbanas, abrangendo mais de 4 mil alunos matriculados. Na ação foram analisados itens como acessibilidade, estrutura e conservação, saneamento básico e energia elétrica, sistema de combate a incêndios, alimentação, esporte, recreação e espaços pedagógicos.
O presidente do TCE avaliou como produtiva a reunião que já vislumbra alternativas para resolução desta questão mais que necessária na Capital.