Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 16 de Outubro de 2024


Política Quinta-feira, 24 de Abril de 2008, 07:41 - A | A

Quinta-feira, 24 de Abril de 2008, 07h:41 - A | A

\'Brasil é tratado com leviandade\', diz Lula sobre biocombustível

G1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a demonstrar insatisfação com as críticas recebidas sobre o desmatamento na Amazônia, trabalho escravo e, sobretudo, o biocombustível, nesta quarta-feira (23).

Escorando-se em metáforas do futebol, Lula disse que o país passou a incomodar no cenário internacional porque atua como um bom time de futebol. “Time sem bom jogador de bola não recebe falta, ninguém bate no jogador que é bom de bola."

“Quando o Brasil se apresenta para o mundo, não mais como coadjuvante, mas como artista principal, (...) as pessoas começam a ficar incomodadas, e muito incomodadas. E, em certos assuntos, o Brasil é tratado com leviandade”, disse o presidente em evento que comemorou os 35 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

A polêmica sobre a influência dos biocombustíveis na crise mundial da alta nos preços dos alimentos é o assunto principal na agenda mundial das últimas semanas. Na avaliação dos críticos do etanol e do biodiesel, o uso do alimento para produzir combustível causa uma pressão desnecessária sobre produtos básicos.

Lula disse que o debate sobre a importância do biocombustível está sendo feito de maneira simplista. “Nunca vi crítica sobre o quanto o preço do petróleo, que saiu de R$ 30 para R$ 120, implica no alimento. Quanto implica nos fertilizantes, o aumento do preço do petróleo e do gás, e tentam de forma simplista um debate que nós ganhamos, economicamente, tecnologicamente, e vamos ganhar politicamente”, disse Lula.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS