Quarta-feira, 14 de Novembro de 2007, 16h:48 -
A
|
A
Calheiros: Peres pede cassação por uso de laranjas
Terra
O senador Jefferson Peres (PDT-AM) pediu na tarde desta quarta-feira a perda de mandato do presidente licenciado da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). O relator da terceira representação contra o parlamentar entendeu que o peemedebista quebrou o decoro ao usar laranjas para comprar emissoras de rádio em Alagoas. O texto ainda precisa ser votado pelos membros do Conselho de Ética.
"Na melhor das hipóteses o representado teria usado de cargo público para ajudar amigos. Na pior teria usado o cargo para benefício pessoal", disse Peres em seu relatório. "Tantos indícios reunidos conferem credibilidade a narrativa de João Lyra (empresário autor das acusações contra Calheiros). Um conjunto tão forte de indício vale como uma prova", afirmou o senador.
"Pesa ainda contra a presunção da inocência de Renan sua conduta na presidência do Senado, tentando influir do andamento das investigações, ao invés de ter se afastado. Recomendamos a perda de mandato de Renan", concluiu Peres.
Mais cedo, o relatório do senador João Pedro (PT-AM), que pede o arquivamento da segunda representação contra Calheiros, foi aprovado por seis votos a favor e cinco abstenções. Na opinião dos parlamentares, não há provas suficientes para dizer que o presidente licenciado usou seu cargo para beneficiar a empresa de bebidas Schincariol.
Calheiros também foi absolvido da primeira representação no Plenário do Senado. O processo julgou se ele utilizou um lobista para pagar suas contas pessoais. A licença do peemedebista acaba no dia 25 deste mês.