Com alerta laranja emitido pelo Inmet para chuvas intensas, municípios de Mato Grosso do Sul enfrentaram transtornos nesta sexta-feira (18). Em Campo Grande, a rua Ernesto Geisel, no bairro Jardim Ouro Preto, foi tomada pela água. Já em Jardim, o prefeito Guga (PSDB) relatou alagamentos em quase todos os bairros e mobilização das secretarias municipais para acolher famílias desabrigadas. “Seguimos atentos e trabalhando muito para que, em breve, a normalidade retorne”, disse.
Em Guia Lopes da Laguna, a situação se agravou com o aumento do nível do Rio Miranda, levando a Prefeitura a cogitar decreto de calamidade. Segundo o secretário de Governo, Clademar José Sovernigo, cerca de 50 imóveis permaneciam alagados durante a tarde, e o foco era socorrer a área urbana. “Essa é a essência de um trabalho em equipe. É importante que todas as pessoas ajudem”, afirmou.
Em Nioaque, o monitoramento dos rios Nioaque e Onumbeva continua, e a Defesa Civil segue em alerta. A MS-357 ficou intransitável em trecho não pavimentado, e vários bairros, como Santa Terezinha e Monte Alto, ficaram sem energia. A Prefeitura pede que a população evite áreas de risco e acione o número 159 em casos de emergência.
Sobre o fornecimento de energia, a Energisa informou que a luz já foi restabelecida para todos os clientes em Guia Lopes da Laguna após a retirada de um bambu da rede elétrica. Em Jardim e Nioaque, as equipes seguem em campo resolvendo demandas pontuais. “O investimento em tecnologia permitiu reduzir a quantidade de clientes afetados com a interrupção do fornecimento”, explicou a empresa.