Adalberto Marques/Ministério da Integração Nacional
Ministro interino da Integração Nacional (à esquerda) e governador Reinaldo Azambuja (à direita)
O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), e o ministro interino da Integração Nacional, Carlos Vieira, assinaram na tarde de quarta-feira (9) em Brasília (DF), termo de compromisso para repasse de R$ 18.376.545 destinados à reconstrução de 18 pontes destruídas pelas chuvas. O estado tem mais da metade dos municípios em emergência devido aos estragos das chuvas desde 2015.
Participaram do ato o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira, e membros da bancada estadual na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Serão reconstruídas cinco pontes em Iguatemi; quatro em Deodápolis e Tacuru; três em Amambai e Tacuru; duas em Juti, Novo Horizonte do Sul e Sete Quedas; e uma em Bela Vista, Caarapó e Coronel Sapucaia.
De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestutura (Seinfra), outros dois projetos de reconstrução estão sob análise da secretaria nacional de Defesa Civil. O objetivo é reconstruir de 30 a 35 pontes.
Saiba mais
Estado deve assinar convênio para reconstruir pontes destruídas, diz governador
“Já disponibilizamos R$ 70 milhões em recursos próprios para atender essa demanda de emergência”, afirmou Azambuja na última semana. Os recursos foram destinados para erosões, restabelecer tubos, galerias de água, travessias levadas pelas chuvas e recomposição de aterros.