Quinta-feira, 18 de Outubro de 2007, 07h:13 -
A
|
A
Governador participa de reunião do Codesul hoje
Da Redação
O governador André Puccinelli participa hoje da Reunião de Governadores do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), no Palácio das Araucárias, em Curitiba. Segurança Pública e Transportes estão na agenda prévia de debates, com participação de representantes ministeriais. Os dirigentes estaduais também deverão tratar, internamente, de decisões sobre planejamento, fomento e combate à dengue no âmbito do Codesul.
A partir das 9 horas, acontece o encontro reservado entre Puccinelli e os governadores Yeda Crusius do Rio Grande do Sul, Roberto Requião do Paraná e Luiz Henrique da Silveira de Santa Catarina.
Às 10 horas, a governadora gaúcha abre a reunião plenária. Yeda é a atual presidente do Codesul. Após saudação dos demais governadores, acontecem duas importantes discussões, sobre transporte e segurança.
O primeiro tema é o Programa Nacional de Logística de Transportes (PNLT), com participação do diretor de Planejamento e Avaliação da Secretaria de Política Nacional de Transportes, Francisco Luiz Baptista da Costa.
O setor tem interesse especial para Mato Grosso do Sul. Já na última reunião do Conselho, realizada em Bonito, em agosto , o governador André Puccinelli priorizou os transportes, sugerindo apoio do fórum à criação de uma rota turística integrada MS-Paraná, que seria possível com a operação de linhas aéreas regulares no aeroporto de Bonito. André também tem entre seus projetos prioritários a construção de uma ferrovia interligando o sul do Estado ao Paraná.
O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), lançado pelo governo federal, será outro importante tema debatido em Curitiba. Para conversar com os governadores, foi convidado o secretário executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira da Silva. O Programa contempla, a princípio, 11 regiões metropolitanas com maiores índices de criminalidade. Na última semana, Puccinelli entregou, em Brasília, pedido para inclusão de Mato Grosso do Sul.
A reunião deve, ainda, abrir espaço à participação do presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas de Santa Catarina, Pedro José de Oliveira Lopes, para falar sobre concessão de rodovias federais e pedágio.
Secretários estaduais, técnicos e convidados participam da reunião plenária.
Resoluções
A terceira parte do encontro começa às 12h30 e é destinada à assinatura de Resoluções, Moções, Ofícios e Decisões do Codesul. Estão previstas: a criação de uma Comissão de Planejamento, a integração das Agências de Fomento, a implantação de uma força-tarefa de combate à dengue nos quatro estados, e a alteração na distribuição de diretorias do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).
Pertencente ao Codesul, o banco sempre operou nos estados da região Sul. Um protocolo firmado em agosto permite que o BRDE passe atuar em Mato Grosso do Sul. Os trabalhos técnicos para operacionalizar as atividades estão em andamento, entre o banco e técnicos do governo estadual.
No encerramento da reunião, será assinada a Carta de Curitiba. Em seguida, os governadores concedem entrevista coletiva.