Divulgação
Fiems apresentou protocolo para compra de 150 mil doses de vacina contra a Covid 19 produzida pela Pfizer.
Nesta terça-feira (26), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, apresentou ao senador Nelsinho Trad a apresentação de um projeto de lei no Senado Federal autorizando a compra do imunizante por parte da iniciativa privada nacional. Com isso, a mobilização da iniciativa privada brasileira para a aquisição de vacina contra a Covid 19 diretamente com os laboratórios internacionais ganhou mais um aliado.
De acordo com Sérgio Longen, “Tenho trabalhado forte nesse sentido, entendo e confio que a gente consiga superar as discussões políticas sobre esse tema. Eu confio muito na iniciativa privada, tenho certeza que nós precisamos avançar hoje mais na iniciativa privada e menos no Estado. É essa linha que eu defendo essa questão da vacina e é nessa linha que eu defendo outras ações. É importante a iniciativa privada participar desse processo e que esse imbróglio jurídico seja superado brevemente”, pontua.
Ainda segundo o líder industrial, em 2020, a Fiems apresentou um protocolo para a compra de 150 mil doses de vacina contra a Covid-19 produzida pela Pfizer. “No entanto, foi proibida a compra de vacinas contra a doença por parte da iniciativa privada. Agora, o senador Nelsinho Trad me apresentou um esboço de um projeto de lei, que validamos juntos, e será apresentado ao Senado na próxima semana permitindo que empresários possam comprar vacinas contra a Covid-19 onde quiserem”, afirma.
Longen enfatiza ainda que a compra de uma vacina de outro país requer a regulação da Anvisa, mas que isso não será problema para a iniciativa privada. “Nós queremos ter a condição para avançar nesse sentido. Tenho certeza absoluta que, se o senador Nelsinho Trad conseguir aprovar esse projeto de lei da forma que ele me apresentou, a iniciativa privada vai conseguir imunizar toda a população de Mato Grosso do Sul contra essa doença”, declara.
Para o senador Nelsinho Trad, “O projeto de lei está sendo elaborado nesse sentido e estamos aguardando respostas do Governo Federal para apresentá-lo o mais breve possível no Senado Federal”, diz.
Por fim, Longen pontua que, “Nós confiamos muito na negociação da iniciativa privada nessa conta, mas, para isso, precisamos que o Governo flexibilize a compra dessas vacinas”, conclui.