Candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), Coligação Trabalhando por um Novo Futuro, falou em entrevista sobre um Mato Grosso do Sul mais desenvolvido e inclusivo.
No dia que o Estado completa 45 anos de criação, Riedel afirma que imagina um MS desenvolvido e inclusivo daqui 10 anos, mas explica que, para isso, será preciso muita gestão, diálogo e competência administrativa para unir toda a sociedade em um objetivo comum: transformar o MS no coração da América do Sul. "Vejo um Estado em franca prosperidade, uma prosperidade que tem que ser compartilhada com toda a sociedade. Um Estado inclusivo, onde a gente gere oportunidades para todas as camadas da população. Se nós imaginarmos isso acontecendo ano após ano, num horizonte de dez anos, teremos um Estado com uma das menores taxas de pobreza do Brasil, e isso é fundamental para o bem-estar das pessoas. Um Estado com investimento maciço na infraestrutura, na conectividade, o que também gera bem-estar. Um Estado que vai ter saneamento básico na sua integralidade, asfalto em todas as ruas dos municípios, melhores estradas, ferrovia operando e hidrovia a pleno vapor. Estas ações vão gerar mais atração de empresas e mais oportunidades de emprego para as pessoas. Então, quando trabalhamos hoje a educação, a prosperidade inclusiva, estamos projetando um Mato Grosso do Sul completamente diferente, que se encaixa dentro da lógica global do desenvolvimento sustentável.
É este o Estado que a gente sonha", declarou.
Questionado sobre os caminhos a serem trilhados, o candidato afirmou que 'é muito trabalho em cada uma das políticas públicas'. " Muito trabalho na educação, com a ampliação das Escolas em Tempo Integral, com uma educação moderna, que tenha conectividade nas salas de aula, que tenha inclusão digital. Muito trabalho na regionalização da saúde, na saúde pública de forma geral, para minimizar o sofrimento de milhares de sul-mato-grossenses que hoje ainda ficam esperando num posto de saúde por atendimento. Muito trabalho na segurança pública, para equacionar problemas sérios e estruturais que o Brasil tem neste setor. Muito trabalho para zerar nosso déficit habitacional, com criatividade e parcerias. Muita ação para gerar mais emprego e mais renda para nossa gente. Transformar este sonho em realidade passa por um trabalho diário, uma construção conjunta, onde perseguiremos os melhores resultados. Para isso, é preciso fazer gestão e encontrar o caminho adequado na direção de cada solução para estas grandes políticas públicas", informou.
Para realizar este 'sonho', Riedel finaliza dizendo que a capacidade de diálogo com toda a sociedade é fundamental. "A sociedade é múltipla, é complexa e diversificada. Temos que respeitar os valores alheios e encontrar soluções dentro de uma linha onde o diálogo seja a premissa fundamental. Só assim podemos unir diferenças em prol de soluções que levem o progresso a todo o conjunto da sociedade. Esse é o desafio que nós temos que ter, como gestores e como governantes".