Algoritmos e assistentes virtuais já vêm sendo implementados em larga escala na rotina das pessoas, especialmente no que envolve a rotina corporativa
Se um dia as inteligências artificiais não passavam de um fruto da ficção científica, esses tempos já ficaram para trás. Hoje, essa tecnologia evoluiu a tal ponto que se encontra integrada de forma profunda em nossas vidas, trazendo inúmeras praticidades em um mundo amplamente conectado. No mercado de trabalho, não poderia ser diferente.
Chamamos de IA os sistemas e softwares capazes de “pensar” por conta própria e auxiliar os humanos nas mais diversas tarefas. Os assistentes virtuais, que hoje já são implementados de forma generalizada em praticamente todo modelo de smartphone, são um exemplo de IA bem estabelecida em nosso cotidiano.
A rápida evolução dessa tecnologia originou as IAs generativas, que garantem interações únicas e personalizadas, de acordo com as mensagens do usuário. Ainda que se encontre em fase experimental, essa ferramenta ganhou muita notoriedade no último ano, e hoje já está sendo profundamente explorada no mercado de trabalho.
Aplicações no ambiente corporativo
As inteligências artificiais abriram um caminho sem precedentes no ramo empresarial, se tornando responsáveis por facilitar diversos processos relacionados à tecnologia. O principal deles está relacionado à automação, que trouxe grande conveniência à rotina de trabalho.
A automação de processos permite que as IAs se encarreguem de realizar atividades simples, que não exigem a atenção de humanos. Além de reduzir drasticamente quaisquer chances de erros, isso também abre espaço para que os profissionais possam focar seus esforços em tarefas de maior relevância.
A análise de dados é outro fator que só se tornou verdadeiramente viável com a ascensão das IAs. Atualmente, os algoritmos são capazes de analisar uma quantidade infindável de informações, filtrando tudo em tempo real. A partir disso, são fornecidos insights valiosos, que poderão auxiliar nas estratégias e na tomada de decisões dos gestores.
A comunicação também foi transformada por tais ferramentas. Os chatbots, por exemplo, já são um recurso perfeitamente normalizado no atendimento ao cliente. Com a ascensão das IAs generativas, como a inteligência artificial do Google, tornou-se possível criar interações cada vez mais singulares entre homem e máquina, proporcionando atendimentos mais úteis e satisfatórios.
Tendências futuras
As expectativas voltadas para IAs não estão tão distantes daquilo que elas já oferecem. Tudo isso foi alcançado em pouquíssimo tempo, então espera-se que o futuro reserve apenas funções aprimoradas dentro daquilo que elas já oferecem.
Tudo indica que viveremos em um mundo ainda mais conectado e automatizado, e as inteligências artificiais continuarão desempenhando um papel fundamental nesse cenário.