Durante a apresentação oficial do primeiro escalão da Prefeitura nesta quinta-feira (15), o prefeito eleito, Marquinhos Trad (PSD) declarou que os secretários têm o compromisso com uma gestão ética e em se tornarem exemplos de agentes públicos.
Para a futura secretária do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb), Berenice Domingues, a equipe tem em comum a vontade de resgatar o “sentimento de amor e orgulho pela cidade” e de devolver a Capital com bons serviços prestados. No caso dela, a primeira ação será revisar o plano diretor de Campo Grande.
Deurico Ramos/Capital News
Na pasta de segurança, Valério Azambuja buscará parcerias com polícias Militar, Federal e Civil
Segurança – quem comandará a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SEMSP) é o advogado e policial federal aposentado Valério Azambuja, que já foi secretário de Segurança da Prefeitura. Ele disse que no primeiro momento, fará um “raio X” da pasta para conferir a estrutura humana e material. Serão verificados o real efetivo da Guarda Municipal, quantas viaturas estão funcionando, dentre outros.
Depois, o secretário buscará a cooperação com a Política Militar, a Polícia Federal e a Polícia Civil para reduzir a violência. Ainda, Azambuja não descartou a valorização da Guarda Municipal, com plano de cargos. “A partir de 2017, será debatido com a categoria a adequação financeira, depois da aprovação pela Prefeitura, encaminharemos para a Câmara Municipal”, disse.
Saúde – Para a Secretária Municipal de Saúde Pública (Sesau), o secretário anunciado é o médico urologista Marcelo Vilela, que buscará parcerias com o Governo do Estado para garantir uma gestão positiva. Vilela já se reuniu com o Secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares e com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Ele declarou ainda que não fará privatizações na área, já que disse que os funcionários “dão conta do recado”. “O que der para fazer, faremos, se tiver como abrir novos leitos no São Julião, na Santa Casa, faremos”, declarou.