Durante solenidade realizada, nesta terça-feira (27), no Paço Municipal, o prefeito Marcos Trad (PSD) sancionou a lei 5.814/2017, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a criação da tabela salarial da Guarda Civil Municipal (GCM) da capital.
A lei, que atende reivindicação antiga da categoria, readequa o salário-base e a escala de trabalha da corporação, que conta com o efetivo de 1.190 agentes. A prefeitura informou que a medida não causará impacto nas receitas do município.
Na prática, a lei garante a incorporação dos plantões, isto é, do adicional de operações especiais, ao salário-base da categoria, passando de R$897,00 para R$1.580.
Trad destaca a importância da nova lei para a valorização dos agentes da Guarda Municipal da capital. “Está é uma conquista que contou com apoio dos 29 vereadores que reconhecem o trabalho da Guarda Civil Municipal. Vamos nos esforçar para aparelhar a Guarda. Nosso objetivo não é apenas os salários, mas, também estamos nos esforçando para melhorar as condições de trabalho, senão dos Guardas, mas também de todos os servidores municipais”, disse.
Pedro Pedrossian Neto, secretário de Finanças e Planejamento, explicou que, para que a incorporação fosse possível, houve uma readequação da classificação por letra da categoria. “Já havíamos avançado, passando a guarda para a referência 13, que é a de ensino médio. Até então, eles se enquadravam na referência do ensino fundamental. Sem dúvida, uma valorização para esses profissionais, que foram por décadas subvalorizados”, avalia o secretário.
O agente Hudson Bonfim, presidente do Sindicato da classe, disse que a nova lei representa um grande avanço para a Guarda Muncipal. “Vamos ter qualidade de vida, sem a preocupação de cumprir adicionais para chegar ao nosso salário”, disse.