Na quinta-feira (19) aconteceu o lançamento, com palestra online do secretário de controle do TCU/MS (Tribunal de Contas da União em Mato Grosso do Sul), Tiago Modesto Carneiro Costa, o Sistema Fiems, composto por Sesi, Senai e IEL, o seu Programa de Compliance, que é um conjunto de medidas e ações institucionais voltadas à prevenção, detecção e à correção de desvios em relação às leis, normas e regulamentos externos e internos e ao Código de Conduta e Ética.
Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o Sistema Indústria já vem executando práticas de compliance há anos, mas agora foi estruturado um programa mais abrangente para ser implementado internamente com o objetivo de melhorar os processos voltados cada vez mais com compromisso da integridade e transparência na condução de seus negócios.
“Da forma que estamos utilizando o compliance no Sistema Indústria pretendemos inclusive inserir essa base inicial nas pequenas e médias empresas. Até porque, as grandes empresas, em sua maioria, já têm seu Programa de Compliance, mas é importante que o pequeno empreendedor conheça o compliance, de que forma ele pode começar a se manifestar no seu negócio. Então com certeza esse programa vai ser um avanço”, afirmou o líder industrial.
Na cerimônia de lançamento do Programa Compliance do Sistema Fiems, que será transmitido de forma remota para todos os colaboradores, o secretário de controle do TCU/MS, Tiago Modesto, explicará o que é compliance e, em seguida, a gerente de compliance do Sistema Fiems, Sílvia Gonda, irá apresentar o Programa.
“No Programa de Compliance do Sistema Fiems, foram definidos os pilares que vão nortear nossa atuação, que são Suporte da Alta Administração, Avaliação de Riscos, Código de Conduta e de Políticas de Compliance, Controles Internos, Treinamentos e Comunicação, Canais de Denúncia, Investigações Internas, Monitoramento e Auditoria e Due Diligence”, detalhou Sílvia Gonda.
De acordo com a assessoria, ela explica que o Sistema Fiems já tem o primeiro e principal pilar, que é o apoio da alta administração, que aprovou o programa e deu toda a autonomia necessária para dar continuidade na implantação. “As ações envolverão todos os colaboradores do Sistema Fiems para saberem como agir”, reforçou a gerente de compliance do Sistema Fiems.
Sílvia Gonda acrescenta que as principais políticas, normas, procedimentos e manuais para mitigar os riscos de compliance devem ser descritos de acordo com a atual cenário e necessidades institucionais, refletindo o compromisso, diretrizes e a postura das instituições. “Queremos levar melhorias na governança corporativa, o que, por sua vez, gera competitividade, além de aumentar a reputação da empresa”, finalizou.