Retrospectiva 2023
Para além da bem conhecida Simone Tebet, que assumiu o Ministério do Planejamento e Orçamento, Mato Grosso do Sul também passou a ser representado entre o primeiro escalão de Lula pela publicitária e ativista Cida Gonçalves, uma figura muito respeitada na luta pelos direitos das mulheres.
Cida assumiu a liderança do Ministério das Mulheres, criado em janeiro por Lula. Residente em Campo Grande desde os anos 80, a ministra possui uma vasta experiência, tendo ocupado cargos importantes nos governos anteriores de Lula, Dilma Rousseff e na gestão de Zeca do PT no Mato Grosso do Sul.
Em sua posse, a ministra não hesitou em criticar a proposta orçamentária do Governo Bolsonaro. Com veemência, destacou a falta de recursos destinados às áreas sociais, apontando que o projeto previa apenas míseros R$ 23 milhões para o Ministério das Mulheres. Essa quantia representava 10% do valor destinado ao setor em 2015.
Em 2023, Cida e sua equipe superaram obstáculos, revertendo parcialmente as perdas oriundas do governo anterior e reestruturando o ministério em três secretarias nacionais com foco no enfrentamento a violência, promoção da autonomia e inserção no mercado de trabalho.
Confira as principais materias de 2023 na editoria de Política e Poder