Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024


2023 Segunda-feira, 01 de Janeiro de 2024, 19:50 - A | A

Segunda-feira, 01 de Janeiro de 2024, 19h:50 - A | A

Retrospectiva 2023 - Suinocultura

Mato Grosso do Sul é pioneiro na geração de energia de biometano no Brasil

Sustentabilidade no foco da economia estadual

Vivianne Nunes
Especial para o Capital News

Retrospectiva 2023

Divulgação/ Portal MS

MS recebe 1º ecossistema de produção de biometano do Brasil

Estado entra na era do biometano

Mato Grosso do Sul já era reconhecido na geração de energia solar, biomassa e no mês de abril ganhou o título de pioneiro na produção de biogás, entrando na era do biometano produzido a partir de dejetos de suínos. Um ecossistema inovador para produção do gás, que é o primeiro do tipo instalado no Brasil, foi inaugurado em uma fazenda de Brasilândia, no interior do estado.

A fazenda é uma das pioneiras na utilização de dejetos de suínos no abastecimento de energia por meio de geração distribuída e abate 188 mil animais por ano e conta com diversas atividades e um portfólio diversificado. Entre essas atividades estão suinocultura, pecuária, agricultura e geração de energia elétrica. O suinocultor Fábio Barros, diretor do local, é o idealizador de todo o trabalho.

De acordo com secretário de Meio Ambiente, Jaime Verruck, "o biometano produzido pela nova solução tem potencial para se tornar uma alternativa viável ao diesel e outros combustíveis fósseis. Além disso, a produção de biometano a partir de resíduos de suínos contribui para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, tornando a solução ecologicamente correta", explica.

Confira as principais materias de 2023 na editoria de Economia e Agronegócio

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS