Retrospectiva 2023
Em março de 2023 o deputado estadual João Henrique Catan, do PL, ganhou os holofotes nacionais. O deputado surpreendeu a Assembleia Legislativa de MS ao citar o polêmico livro "Mein Kampf," de Adolf Hitler, durante a sessão plenária. O ato, que teve como alvo os parlamentares governistas, gerou imediata repercussão na mídia nacional.
Catan, em um esforço para obter apoio dos colegas para um pedido de informações ao governo estadual sobre cargos fantasmas e outros temas, criticou abertamente a predominância dos governistas na Assembleia. A surpresa maior veio quando ele comparou a situação ao incêndio no parlamento alemão, o Reichstag, em 1933. O deputado sugeriu que essa analogia refletia a tentativa de Hitler de fechar o regime, suspendendo a fiscalização parlamentar sobre o poder público.
Antes de mencionar o livro, Catan revelou que teve receio de voltar ao Brasil trazendo uma cópia de "Mein Kampf." Sem especificar quando isso ocorreu, ele alegou que "um juiz, talvez mais ditador do que Adolf Hitler," teria suspendido as vendas da obra em território nacional.
Como apurado pelo Capital News, desde que caiu em domínio público, o livro pode ser encontrado em grandes sites no Brasil, já que sua venda não é proibida. A restrição, atualmente, existe apenas no estado do Rio de Janeiro.
Confira as principais materias de 2023 na editoria de Política e Poder