Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024


2023 Segunda-feira, 01 de Janeiro de 2024, 14:11 - A | A

Segunda-feira, 01 de Janeiro de 2024, 14h:11 - A | A

Retrospectiva 2023 - Veneno

O calorão e o alerta de cuidados com escorpiões

Altas temperaturas favorecem a reprodução dos aracnídeos

Vivianne Nunes
Especial para o Capital News

Retrospectiva 2023

Divulgação/Prefeitura de Três Lagoas

TL registra aumento de 151% no número de acidentes com escorpião

..

No dia 24 de agosto, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), alertava para os riscos de acidentes com escorpiões, isso porque as altas temperaturas favorecem a reprodução das espécies, aracnídeos de hábitos noturnos e que são a principal causa de acidentes por animais peçonhentos no Brasil.

Em Mato Grosso do Sul, três grandes espécies são as mais comuns, conhecidas como escorpiões-amarelos, que geralmente vivem no esgoto por onde se conectam às residências, pelos ralos da cozinha, banheiro e podem causar sérios acidentes.

O primeiro alerta do ano veio do médico e responsável clínico pelo Ciatox, Alexandre Moretti de Lima, que pedia atenção, em especial devido ao aumento das temperaturas. “Vamos ver agora, com o início da primavera e também do verão, quando as temperaturas tendem a ficar mais altas, uma maior quantidade de casos, pois os escorpiões saem das suas tocas, dos seus esconderijos e é aí que acontece o acidente, então é preciso ter o cuidado”.

Mais de 3,6 mil ataques

Mesmo diante do alerta publicado em agosto, três meses depois, reportagem de Juliana Brum revelava que 3.623 acidentes envolvendo escorpiões haviam sido registrados no Estado.

Campo Grande no topo do ranking

Campo Grande liderou o ranking das cidades em MS com mais notificações de ataques de escorpião com 901 casos.

De acordo com dados do Ciatox, do total de casos no Estado, 311 aconteceram em novembro.

Em 2023, Campo Grande lidera o ranking das cidades em MS com mais notificações de acidentes, com 901 casos, seguido de Três Lagoas com 554 e Paranaíba em terceiro com 189.

Um setor importante para prevenção de ataques de escorpiões é o Civitox é composto por médicos, médicos veterinários, biólogos e enfermeiros.

A equipe oferece capacitação para profissionais e orientação, informação, consultoria e diagnóstico contribuindo com o tratamento dos casos relacionados às intoxicações (envenenamentos) em humanos e animais. Karyston Adriel Machado da Costa, coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica do Ciatox, alerta para alguns cuidados nesta época do ano.

O alerta emitido também revelava preocupação com a proximidade do período de férias escolares, orientando aos pais que estivessem mais atentos aos lugares onde as crianças brincam.

Recomendações do Civitox

Não coloque as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, entre espaços situados em montes de lenha ou pedras. Caso seja necessário mexer nestes locais é sugerido o uso de um pedaço de madeira, enxada, etc.;

Inspecione roupas, calçados, toalhas de banho e de rosto, roupas de cama, panos de chão e tapetes, antes de usá-los;

Afaste camas e berços das paredes e evite pendurar roupas fora dos armários. Não deixe que lençóis ou cobertores, sobre as camas e berços, encostem-se no chão. Escorpiões e aranhas podem utilizá-los como apoio e se abrigar entre esses tecidos e travesseiros;

Nivele as frestas das calçadas, pisos, paredes e portas;

Coloque uma barreira de proteção na parte inferior das portas;

Mantenha os domicílios e depósitos livres de insetos e roedores;

Deixe as lixeiras sempre tampadas e com sacos plásticos.

Em caso de picada de escorpião ou qualquer outro animal peçonhento, a pessoa deve higienizar o local com água e sabão e procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível para receber o atendimento adequado. Os sintomas podem ir de dor local e dormência a salivação, vômito, fraqueza, convulsões, batimentos do coração lentos, dificuldade respiratória e choque.

Caso o morador encontre algum desses animais na residência, a recomendação é fazer o recolhimento dele, colocando-o em um recipiente fechado e procurar atendimento pelo Civitox nos números 0800 722 6001, (67) 3386-8655 ou 150.

Confira as principais materias de 2023 na editoria de Cotidiano

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS