A Acrissul (Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul), lança no dia 14 de novembro, às 7:h30, o Centro de Promoção Comercial e Tecnológico da Agropecuária, no Parque de Exposições Laucídio Coelho. O lançamento contará com a presença do prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, do presidente da Câmara de Vereadores, Edil Albuquerque, além de outras autoridades de Mato Grosso do Sul. A solenidade será aberta ao público, e a Acrissul convoca todos os criadores e também convida empresas ligadas ao setor agropecuário do Estado, para comparecerem ao evento.
Estimada em cerca de R$ 2 milhões, dos quais R$ 600 mil já estão empenhados, a obra é uma parceria entre a entidade, a Prefeitura Municipal de Campo Grande e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com conclusão estimada para março de 2008. A intenção é inaugurar o prédio antes da Expogrande 2008, prevista para acontecer entre 3 e 13 de abril.
O Centro de Promoção Comercial e Tecnológico da Agropecuária, segundo o presidente da Acrissul, Laucídio Coelho Neto, será um espaço multiuso. "Ele poderá ser utilizado como auditório, recinto de leilões e shows, e também como salão de reuniões do agronegócio", diz, explicando que, como serão dois andares, várias atividades poderão acontecer no local, principalmente cursos e ações voltadas ao desenvolvimento do agronegócio regional.
"O novo espaço oferecerá aos usuários o máximo de conforto. Com capacidade para 1,2 mil pessoas, será mais moderno e inovador e sede de outras grandes atividades envolvendo o agronegócio", estima o presidente.
Para o vereador Edil Albuquerque a Capital ganha mais um bom espaço para a realização de grandes eventos. "O Parque de Exposições sempre acomodou os melhores eventos da Capital como a Festa das Nações, Moto Road, Expoinel MS, Feira dos Reprodutores, Expogrande, Arraial da Capital além de shows ano todo é um espaço realmente estratégico para grandes eventos. Tenho certeza que a população sul-mato-grossense irá se beneficiar muito com o novo espaço", avaliou o vereador.
Centro Tecnológico
O convênio para a criação do Centro de Promoção Comercial e Tecnológico da Agropecuária foi assinado pelo prefeito Nelson Trad Filho, o secretário nacional de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Márcio Portocarrero, e o presidente da Acrissul, Laucídio Coelho Neto, no dia 21 de agosto de 2006.
Com o centro, a pretensão é agregar valor à comercialização da agropecuária, desenvolver tecnologias que possam valorizar a produção, o desenvolvimento e recuperação das diversas cadeias produtivas. Segundo Nelsinho, a crise trazida pela febre aftosa fez com o Município se movimentasse para auxiliar o setor agropecuário. "Devemos estender a mão para alavancar projetos. Este centro será um marco histórico para o desenvolvimento de ações integradas", considerou o prefeito, à respeito da iniciativa ao manifestar sua crença nas reais possibilidades de avanço, em momentos de crise.
O benefício maior do espaço, na visão de Márcio Portocarrero, estará na possibilidade de promover a interlocução entre as pessoas envolvidas não só nos momentos de crise, mas também quando as coisas estiverem bem. O secretário informou que o Ministério acompanhará o funcionamento do centro e colocou o setor que dirige á disposição dos produtores para novas propostas que visem à melhoria do agronegócio.