Os agricultores de Mato Grosso do Sul colheram até segunda-feira (22) quase 28,2% da área cultivada com milho safrinha no ciclo 2012/2013, de acordo com o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (SigaWeb), da Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS).
A retomada ao ritmo normal de colheita no Estado deve ocorrer a partir da próxima semana, conforme ocorra o aumento da temperatura. Foram colhidos 2,4 milhões de toneladas do milho safrinha em MS, que ocupavam a área de 400 mil hectares. A previsão para término da colheita é para primeira quinzena de agosto.
Na safrinha 2012/2013, os produtores do Estado plantaram 1,421 milhão de hectares com o cereal, o que representa um incremento de 18,5% frente aos 1,199 milhão de hectares cultivados no ciclo passado, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A produtividade média projetada é de 4.541 quilos por hectare ou 75,2 sacas por hectare, e uma produção total de uma nova safra recorde de 6,414 milhões de toneladas de milho.
Até o dia 22, a colheita estava mais acelerada na região norte de MS, onde a média era de 40,4% das áreas colhidas. Nessa região, o município de Chapadão do Sul destaca-se, com aproximadas 70% das áreas colhidas.
No sul do Estado o trabalho segue em ritmo mais lento. A média é de 28,2% das áreas colhidas. Para esta semana, os técnicos do SigaWeb indicam que deve ocorrer uma evolução menor do volume colhido em todo o MS em razão das chuvas e queda de temperatura.