Uma equipe de pesquisadores, agricultores e diretores da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) embarcam no sábado (24) para os Estados Unidos com a finalidade de conhecer e avaliar as características da produção agrícola daquele país. Serão 12 profissionais ligados ao setor rural trocando informações com norte-americanos durante uma semana de expedição.
De acordo com o analista de grãos da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), Leonardo Carlotto, a missão será uma oportunidade de comparação com a produção sul-mato-grossense. “Nosso objetivo é trocar tecnologias e saber detalhes do modelo adotado pelos agricultores americanos na produção de grãos”, ressalta o integrante da comitiva.
Carlotto ressaltou que as experiências adquiridas nos Estados Unidos poderão ser aplicadas no Estado. “Pesquisadores da Fundação Chapadão e Fundação MS integram a equipe da viagem, com intuito de buscar metodologias compatíveis com a realidade climática e geográfica sul-mato-grossense.”
A viagem apresentará aos profissionais empresas, produtores rurais, universidades e terminais de grãos do estado de Missouri, nas cidades de St Louis, Chesterfield além dos empreendimentos de Chicago, Decatur e Bloomington, em Illinois. Durante a missão os técnicos terão a oportunidade de visitar a Farm Progress Show, uma das maiores feiras agropecuárias dos Estados Unidos.