Campo Grande 00:00:00 Sábado, 11 de Janeiro de 2025


Rural Quinta-feira, 23 de Outubro de 2008, 16:46 - A | A

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2008, 16h:46 - A | A

Agricultura de MS vive crise de crédito

Lucia Morel - Capital News

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Ademar da Silva Júnior disse ao Capital News que a crise econômica mundial já afetou sim os créditos aos produtores sul-matogrossenses, bem como de todo Brasil.

Ele explica que mesmo com a liberação de dinheiro feita pelo Banco Central aos bancos, as instituições ainda dificultam os empréstimos. “O que emperra o setor é a burocracia dos bancos. Eles criam uma série de empecilhos para dificultar a liberação de crédito. Assim, os produtores ficam sem dinheiro para produzir”, analisa Silva Júnior.

Outra questão que emperra o setor é quanto às renegociações de dívidas rurais, que os bancos não querem fazer. “Muitas vezes os produtores ainda não quitaram certas dívidas e os bancos fecham o acesso aos empréstimos, além de dificultar também as renegociações”, lamenta .

Ademar afirma ainda que hoje os produtores necessitam de R$ 3,2 bilhões para a safra 2008/2009, mas o Banco do Brasil, principal financiador da agropecuária no Brasil “liberou apenas R$ 470 milhões em empréstimos, o que está muito abaixo do que precisamos”, avalia.

O maior problema que a falta de crédito pode causar é uma queda nos investimentos no setor, diminuindo em tecnologia e conseqüentemente em produtividade, como já havia alertado anteriormente o do assessor de agricultura da famasul, Lucas Galvan, que afirmou que a oferta dos bancos supre apenas 15% da demanda necessária aos produtores.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS