Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 18 de Novembro de 2024


Rural Quinta-feira, 17 de Novembro de 2022, 09:32 - A | A

Quinta-feira, 17 de Novembro de 2022, 09h:32 - A | A

Rural

Agropecuária de Mato Grosso do Sul apresenta maior variação no PIB

Esse resultado foi motivado sobretudo pela recuperação de safra da soja

Elaine Oliveira
Capital News

Divulgação/Portal MS

Agricultores já concluíram colheita da soja em Mato Grosso do Sul

Colheita da soja em Mato Grosso do Sul

A Agropecuária apresentou a maior variação dos grupos de atividades na economia do Mato Grosso do Sul, com aumento de 14,6% em 2020, em relação a 2019, de acordo com levantamento do PIB (Produto Interno Bruto) realizado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) em parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Esse resultado foi motivado sobretudo pela recuperação de safra da soja naquele ano frente ao ano anterior, na atividade de Agricultura, inclusive apoio à agricultura e a pós-colheita, bem como da pecuária, inclusive apoio à pecuária, em geral, com destaque para aves e suínos.

Divulgação/Assessoria

Novas técnicas pecuárias para produção do novilho precoce são aprimoradas

Pecuária

 

A Produção florestal, pesca e aquicultura, por sua vez, apresentou estabilidade em volume. Apesar do crescimento da Agropecuária, alguns dos segmentos da agricultura tiveram redução em volume, como o cultivo de cereais e de laranja, entre outros.

O setor industrial, por sua vez, apresentou estabilidade em volume em 2020, em relação ao ano anterior. Neste grupo, destaca-se o crescimento de 2,2% de Indústrias de transformação e a variação de 0,6% em Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação. Ainda segundo o levantamento, na primeira atividade, ressalta-se a contribuição da fabricação de celulose, papel e produtos de papel e de fabricação de álcool e outros biocombustíveis. Em contrapartida, foram observadas retrações em volume nas atividades de Construção (-4,2%) e Indústrias extrativas (-26,6%).

Em relação aos Serviços, verificou-se queda em volume de 3,6% em 2020, resultado explicado pela conjuntura da pandemia de COVID-19, que impactou significativamente este grupo de atividades, dada as restrições de circulações de pessoas adotadas. Algumas das atividades mais afetadas foram Alojamento e alimentação, cuja variação em volume foi de -23,4%, e Serviços domésticos, com variação de -17,3%. Tal desempenho resultou na perda de participação dos Serviços na economia do Mato Grosso do Sul, que saiu de 61,4% em 2019, para 55,1% em 2020. Apesar da variação média negativa para o grupo de Serviços, algumas atividades registraram crescimento em 2020, como Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (1,5%) e Informação e comunicação (5,3%).

Portal MS

Mato Grosso do Sul teve a maior taxa de crescimento do país em 2020 durante a Covid-19

Entre os setores que se destacaram neste periodo o agronegócio ocupa o 2º lugar

 

• Leia também:
 Mato Grosso do Sul teve a maior taxa de crescimento do país em 2020 durante a Covid-19

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS