Segunda-feira, 29 de Setembro de 2008, 14h:04 -
A
|
A
André quer solução para crise em pequenos frigoríficos
Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)
O governador André Puccinelli determinou, hoje (29) durante reunião com representantes de pequenos e médios frigoríficos, que seja formada uma comissão para discutir propostas para solucionar a crise no setor em Mato Grosso do Sul. “O prazo é de 30 dias para que legalmente se encontre uma sistemática para auxiliar a classe. Amanhã, a comissão já começa a estudar as alternativas. Se possível, tentar encontrar uma solução esta semana”, afirma Puccinelli.
A diretoria da Assocarnes, associação formada há dois meses por pequenos e médios frigoríficos, abatedouros e distribuidores de carne, entregou um documento ao governador, mostrando a situação de crise pela qual passa o setor e reivindicando uma alíquota diferenciada do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o preço da carne para o mercado interno. “Não há como diferenciar sem infringir a lei, isso não é permitido”, explica o governador.
A associação alega que os frigoríficos de grande porte, além das exportações, estão competindo também no mercado interno, oferecem preços menores, inviabilizando, desta forma, as pequenas e médias empresas do ramo. Em alguns casos, conforme a Assocarnes, a situação está grave e há ameaças de fechar as portas. “Eu quero ajudar sob a ótica do desemprego, para que esses empreendimentos não fechem. A compensação para o Estado será a manutenção e até a ampliação dos empregos oferecidos”, ressalta Puccinelli.
Para o prefeito de São Gabriel do Oeste, Adão Rolim, há uma disparidade na competição entre os pequenos e grandes frigoríficos, gerando uma crise. “A tendência é a eliminação dos pequenos e médios empresários do mercado. O governador se mostrou sensível ao problema e irá, através de uma comissão, buscar soluções legais para reverter esse quadro”, afirma, lembrando que o frigorífico Boibras, que foi adquirido recentemente de outro grupo, já suspendeu o projeto de ampliação no município devido à crise.
A comissão será formada por três representantes da secretaria estadual de Fazenda (Sefaz): o secretário Mário Sérgio Lorenzetto, o secretário-adjunto Gilberto Cavalcante, o superintendente de Administração Tributária, Gladiston Riekstins de Amorim, além de três representantes dos pequenos e médios frigoríficos, que serão escolhidos pelos empresários.
Também participaram da reunião a secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Correa da Costa, o secretário da Sefaz, Mário Sérgio Lorenzetto, o secretário-adjunto Gilberto Cavalcante, superintendente de Administração Tributária, Gladiston Riekstins de Amorim, além de prefeitos de vários municípios do Estado. (Com informações da Assessoria)