O aplicativo DiagSui - Diagnóstico laboratorial em suinocultura ganhou novas funcionalidades na sua versão 2.0, lançada recentemente pela Embrapa. De acordo com as informações divulgadas pela assessoria, foram introduzidas orientações sobre a colheita de amostras para as principais doenças entéricas de suínos de creche, crescimento e terminação, além de salmonelose septicêmica. O aplicativo foi desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação e pelo analista Marcos Mores da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC).
O DiagSui é voltado para veterinários de granjas e de empresas que trabalham com sanidade de suínos e tem o objetivo de disponibilizar aos profissionais da área informações importantes que possam ser acessadas no momento em que o veterinário se defronta com um problema clínico na granja e precisa rapidamente colher amostras para o envio ao laboratório. Para facilitar, a base de dados do aplicativo pode ser acessada offline.
Com esta ferramenta, espera-se aumentar o percentual de acerto nos diagnósticos realizados, possibilitando que formas mais rápidas e efetivas de controle das doenças sejam utilizadas e, consequentemente, reduzindo-se a mortalidade de animais e os custos de produção.
O aplicativo para smartphones Android pode ser baixado de graça na Play Store do Google. Saiba mais sobre o funcionamento do DiagSui no canal da Embrapa no YouTube.