Um café da manhã no dia 22 deste mês marcará o lançamento do Projeto Indicadores Econômicos, que irá facilitar a obtenção de dados sobre a economia do Estado. O projeto é uma iniciativa do Sistema Famasul em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Aprosoja e Fundems. No mesmo dia será o lançamento do MS Florestal 2013.
Neste ano o MS Florestal será realizado em Bonito nos dias 9, 10 e 11 de abril e é considerado um dos maiores eventos para o setor florestal. O diretor executivo da Associação Sul-mato-grossense Produtores e Consumidores de Florestas (Reflore MS), Dito Mário, destaca que as cadeias produtivas da silvicultura no Estado estão em processo de ascensão e hoje o setor gera cerca 65 mil empregos no Estado.
“A area plantada com eucalipto – matéria-prima para todas as cadeias produtivas – já se encontra em quase 600 mil hectares. O MS Florestal 2013 terá como tema a competitividade do setor, envolvendo questões que alavanquem toda a cadeia produtiva”, explica Dito Mário.
Todos os setores que fazem parte da economia do Estado serão incluídos no Projeto Indicadores Econômicos. Segundo a assessoria da Famasul, apenas a silvicultura será incluída a partir do ano que vem, pois na idealização do projeto as cadeias produtivas florestais ainda eram incipientes.