Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025


Rural Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2016, 07:44 - A | A

Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2016, 07h:44 - A | A

Soja

Chuva compromete safra histórica de soja no Estado

Mais da metade do total da área plantada está comprometida

Rafaela Alves
Especial para o Capital News

Deurico/Capital News

Foto ilustrativa de Soja, grãos

MS tem safra histórica de soja

As chuvas estão acima da média, mesmo assim os produtores de Mato Grosso do Sul estão confiantes e dão início a colheita de soja safra 2015/2016. Segundo o Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio de MS (Siga) a área plantada no Estado corresponde a 2,4 milhões de hectares, acréscimo de 4,1% se comparado ao ciclo anterior.

Segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS (Aprosoja/MS), a produção está estimada em 7,2 milhões de toneladas, 4,1% a mais que da temporada 2014/2015. Dados que confirmam safra histórica do grão no Estado.  E ainda, a produtividade deve manter igual à média da temporada anterior, 50 sacas por hectare, número que nos mantém na 5ª posição da lista dos maiores produtores de grão do Brasil.

Os dados preliminares são positivos, reflexo do desempenho do produtor rural que investe em tecnologia e consegue amenizar os efeitos do clima, fortes chuvas e calor intenso. Na safra anterior o plantio foi prejudicado com a estiagem e nesta temporada os produtores aguardam trégua da chuva para entrar com as máquinas em campo e colher.

Apesar do otimismo do setor, é importante salientar que se tratando de clima, o Estado registra mais que o dobro da média histórica de chuva para o período. As condições climáticas são desfavoráveis tanto para a fase de enchimento de grãos como da colheita. O índice de comprometimento da produção varia entre 5% e 25%. A área comprometida corresponde a 1,37 milhão de hectares, 56,7%, ou seja, mais da metade do total da área plantada no Estado.

Os municípios mais afetados com as precipitações estão na região Sul, entre eles, Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Iguatemi, Itaporã, Itaquitaí, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru.

Informações do Consórcio Antiferrugem confirmam 18 ocorrências da ferrugem asiática no Estado, oito casos a mais que no mesmo período do ano passado. De acordo com o departamento técnico da Aprosoja/MS, o produtor precisa redobrar os cuidados nas lavouras.


De acordo com dados da Granos Corretora, 43% da safra 2015/2016 de soja já foi comercializada, o que corresponde a 2,69 milhões de toneladas. No mesmo período do ano passado, apenas 25% da safra estava comprometida.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS