Começa hoje (07) em Dourados o Canasul (Congresso da Cana de Mato Grosso do Sul) edição 2011 que segue até quarta-feira (09) com 12 palestras, uma amostra de produtos para o setor sucroenergético e rodada de negócios.
O evento acontece no centro de eventos da Unigran, no Jardim Universitário.
O foco é desenvolver a cadeia produtiva da cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul.
A Canasul terá palestras, rodada de negócios com amostra de produtos para o setor.
A abertura oficial da feira será às 20h, com fala das autoridades, entre elas o prefeito Murilo, diretores de instituições ligadas ao setor sucroenergético e palestra de Ricardo Dornelles, diretor do Departamento de Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia.
Amanhã e quarta-feira serão realizadas as palestras. A mostra de produtos e serviços, organizada pelo Sebrae, acontece de hoje a quarta-feira, das 13h às 18h. São 20 estandes de empresas prestadoras de serviços e fornecedoras voltadas para o setor sucroenergético. Amanhã tem a reunião mensal Gegis (Grupo de Estudos em Gestão Industrial do Setor Sucroalcooleiro), das 8h às 12h, durante o Canasul.
A secretária de Agricultura, Indústria e Comércio de Dourados Neire Colman destaca a importância do Canasul para fomentar a economia local. Neire afirma que o setor sucroenergético é muito importante para o desenvolvimento de Dourados e do Estado. “Sabemos dos impactos que a indústria da cana gera, mas é preciso lembrar que o retorno social é grande, com geração de muito emprego e renda”.
A secretária explica que no caso de Dourados, com o projeto “Projeto Polo de Serviços do Setor Sucroenergético de Dourados e Região”, a prefeitura busca criar uma estrutura prestadora de serviços para todas as usinas da região no setor metal-mecânico e fornecimento de insumos, atividade com pouquíssimo impacto ambiental.
Neire diz ainda que os participantes do Canasul poderão conhecer todo o potencial do setor sucroenergético do Mato Grosso do Sul, sobretudo na região de Dourados, e ainda participar de palestras importantes e ver uma ótima amostra de produtos. “O Sebrae/MS também preparou uma excelente rodada de negócios dentro do Canasul”, explica Neire.
O Canasul está apenas na sua quinta edição, mas já é um dos maiores eventos do setor sucroenergético do Brasil. As primeiras edições foram em Campo Grande e agora acontece em Dourados, já que a cidade é o centro de uma região de 15 usinas de grande porte.
As inscrições para as palestras e a amostras de produtos e serviços do Canasul 2011 estão disponíveis no site do Sebrae/MS (www.ms.sebrae.com.br) e também no local do evento. As inscrições para as palestras custam R$ 30, mas para estudante esse valor cai para R$ 15, porém é obrigatória a apresentação da carteirinha com foto. Já a inscrição para entrar na área de estandes da amostra é de graça.
As entidades promotoras do evento são a Prefeitura de Dourados, a Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) e o governo do Estado, através da Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo). Os apoiadores do evento são o Sebrae, Banco do Brasil, a Embrapa Agropecuária Oeste, a Raízen, a Aced, a Usina São Fernando Açúcar e Álcool, a Fecomércio, o Sindicom, a Conapi, o Senai,o Sesi e a Fiems.
AMOSTRA
Estarão expondo na amostra de produtos e serviços para o setor sucroenergético as empresas Coplacana, Engclarian, CA ED, Metal Forte, Apremoc, Comid, DBM, Força Nova, Comagran, Metalúrgica Dourados, Raízen, Caldesul Metalúrgica, Grupo Carmelo, Bio TI, Zanardo, ST Equipamentos e Máquinas, Bray/Total Service, Conapi Automoção e Eletricidade Industrial, Alusolda e Heringer.
(Assecom Dourados)
Liduvina Camargo 07/11/2011
Começa hoje em Dourados maior evento sucroenergético de MS. Ai fiquei muito feliz com esta matéria e muito esclarecedora.
1 comentários