A partir das 8 horas, a comissão de advogados formada na última quinta-feira (24), que discutiu as ações contra as portarias da Fundação Nacional do Índio (Funai), reúne-se na Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), a partir das 8 horas. A reunião vai definir a carta que será encaminhada às prefeituras, governo do Estado e Sindicatos Rurais para auxiliar nas vistorias pela FUNAI das propriedades rurais.
Conforme o presidente da Comissão Estadual de Assuntos Indígenas e Fundiários da FAMASUL, Dácio Queiroz, os advogados que estiveram reunidos na entidade na última quinta-feira, conseguiram um aliado importante.
A Procuradoria Geral do Estado vai atuar e o governo do Estado deve entrar com uma ação contra as portarias da Funai. Dácio comentou ainda que a prefeitura de Maracaju junto com o Sindicato Rural já entraram na justiça. “O Sindicato Rural quer saber quais as fazendas que serão vistoriadas pela FUNAI”, comentou o presidente da Comissão que é diretor-secretário da entidade.
A desvalorização das propriedades também preocupa os produtores rurais. Segundo o diretor, a região onde ocorrerão as vistorias concentra usinas de cana-de-açúcar. “É uma região de investimentos principalmente no setor sucroalcooleiro”. Outra preocupação está na desvalorização das propriedades.
Reuniões pelo Interior
A Comissão de Assuntos Indígenas e Fundiários da FAMASUL em parceria com os Sindicatos Rurais reúne os produtores daquela região. A primeira reunião já está marcada para segunda-feira (28), em Naviraí, no auditório da Associação Comercial e Industrial do município. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre os impactos sociais e econômicos do Termo de Ajustamento e Conduta do Ministério Público X Funai.
O consultor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Denis Lerrer Rosenfield, será o palestrant! e dessas palestras. Rosenfield é formado em Filosofia, pela Universidade Nacional do México, e é “Doutor de Estado” pela Universidade de Paris I Panthéon Sorbornne. É professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e articulista do Estado de SP, O Globo, além de ser também colaborador da Folha de SP. Na terça-feira, o debate acontece em Dourados. (Com Assessoria)