Pela segunda vez no ano, serão ofertados na quinta-feira (27) prêmios de Escoamento da Produção (PEP) para a venda de milho. A principal novidade em relação ao primeiro leilão, ocorrido há duas semanas, é a ampliação do número de estados beneficiados. Desta vez, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) atenderá, além de Mato Grosso, agricultores de Goiás, Mato Grosso do Sul e Rondônia.
A operação deve apoiar a venda de 223 mil toneladas do grão: 100 mil em Mato Grosso, 60 mil em Goiás e Mato Grosso do Sul e três mil em Rondônia. Essa modalidade de leilão serve para custear o transporte de alimentos para regiões consumidoras e apoiar a comercialização em pólos produtores.
Em nota, o superintendente de Operações da Conab, João Paulo Moraes, disse que o preço do milho nos quatro estados já está próximo dos valores de referência definidos pelo governo. "A queda nos preços deixou esses estados em situações parecidas. O leilão vai ajudar a garantir renda aos produtores".
No primeiro leilão de PEP, o governo investiu R$ 2,3 milhões para garantir a comercialização de 50 mil toneladas de milho cultivado no norte de Mato Grosso. (Agência Brasil)