Campo Grande 00:00:00 Domingo, 19 de Janeiro de 2025


Rural Quinta-feira, 31 de Maio de 2012, 15:51 - A | A

Quinta-feira, 31 de Maio de 2012, 15h:51 - A | A

Conselho do controle da Ferrugem Asiática quer antecipar o fim do vazio sanitário no Estado

Melice Sguissardi - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Com a intenção de igualar o mesmo período do vazio sanitário nos Estados vizinhos, a Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) junto com representantes da Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja) e com o apoio da Agraer, Seprotur e Iagro, todos do conselho do controle da ferrugem asiática, desenvolveram uma demanda , nesta quarta-feira (30), solicitando a antecipação do fim do vazio sanitário no Mato Grosso do Sul. 

Atualmente o período de ausência total da soja nas lavouras é de 1° de julho a 30 de Setembro. “Ocorre que os nossos vizinhos Mato Grosso, Paraná e agora São Paulo, que, na última semana também ajustou seu período, o vazio sanitário começa no dia 15 de junho e vai até o dia 15 de setembro, então a partir do dia 16 o produtor já está autorizado a plantar . Além disso, quando você planta mais cedo nos outros Estados, o fungo se desenvolve na planta de lá e quando nós iniciamos o nosso plantio aqui, o fungo, através do vento, pode afetar nossas plantas” – explica Lucas Galvan, assessor técnico da Famasul durante a entrevista com a reportagem do Capital News.

Outra justificativa, segundo Galvan, é a existência de técnicas de recomendações agronômicas que permitem o produtor a plantar nos últimos dias do mês de setembro. “ Em 2011, do dia 26 a 28 de setembro teve uma chuva boa e estava em uma condição de umidade de solo excelente, teoricamente o produtor poderia semear, mas na prática estaria confrontado a lei, com sujeito a multa. Então ele teve que esperar a chuva de outubro” – acrescenta.

Clique na imagem para acessar a galeria

"Em nenhum momento queremos atrapalhar os 90 dias necessários para o controle"
Foto: Deurico/Capital News

Galvan também aproveita para esclarecer que o importante é manter os 90 dias com ausência total da planta. “ Como a intenção é antecipar o fim, então, também teremos que antecipar o inicio para o dia 15 de junho. De maneira nenhuma queremos atrapalhar esses 90 dias.” A Ferrugem Asiática está sob controle no Estado.

O documento será entregue o governador André Puccinelli em 10 dias.

Vazio Sanitário

Entende-se por vazio sanitário o período de ausência total de plantas vivas de soja, excluindo-se as áreas de pesquisa científica e de produção de semente genética, devidamente monitorada e controlada. A medida adotada pela Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento é uma proteção contra a ferrugem asiática, doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi Sydow que provocou um prejuízo de 2 bilhões de dólares à sojicultura brasileira na safra 2005/2006. Durante o período do Vazio Sanitário, que, aqui no Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Tocantins, vai de 1º de julho a 30 de setembro, todas as plantas de soja existentes na propriedade devem ser erradicadas, por meio de produtos químicos ou equipamentos. Caso o contrário será punido administrativamente. 

Clique na imagem para acessar a galeria

Ferrugem Asiática é uma das doenças mais temíveis pelos sojicultores
Foto: Divulgação/Ceres Consultoria Agronomia

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS