A Cooperativa Cocamar inaugurou nesta semana, em Itaquiraí, uma unidade de recebimento de grãos que dará suporte aos produtores de soja e milho, que, há tempos, cobravam a presença de uma unidade da cooperativa.
Equipada com silos para 27 mil toneladas, capacidade para 600 toneladas por hora de descarga e 240 toneladas por hora de beneficiamento, a unidade recebeu um investimento de aproximadamente R$ 56 milhões. A nova estrutura também possui um silo-pulmão de duas mil toneladas e balança rodoviária de 25 metros, toda automatizada.
A inauguração reuniu o prefeito Thalles Henrique Tomazelli e outros 150 produtores de várias cidades, além de dirigentes da Cocamar – o presidente do Conselho de Administração, Luiz Lourenço, os superintendentes Leandro Cesar Teixeira e Osmar Liberato, e o gerente regional João Carlos Ruiz. Representando a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) participaram da solenidade a coordenadora regional da Agraer Alessandra Fonseca e o coordenador municipal Adriano Alvino.
A Cocamar tem aproximadamente 20 mil cooperados atendidos por mais de 100 unidades distribuídas por Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, onde mantém operações em Nova Andradina, Ivinhema, Chapadão do Sul, Naviraí e, agora, em Itaquiraí.
“Estamos em um momento de forte expansão e o Mato Grosso do Sul oferece muitas oportunidades”, disse o presidente do Conselho de Administração, Luiz Lourenço, frisando que “a cooperativa tem sido muito bem recebida e fará tudo para corresponder às expectativas e à confiança”.
A inauguração do empreendimento em Itaquiraí reforça a presença das cooperativas agrícolas no Estado, na avaliação do secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck. "Hoje nós tivemos uma importante inauguração no município de Itaquiraí da Cooperativa Cocamar. Desde o início do Governo focamos muito no sistema cooperativista em parceria com a OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), visando atrair empresas do Paraná e Santa Catarina. Essas cooperativas que tem relevância internacional são cooperativas altamente competitivas", salientou.