Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 19 de Julho de 2021, 14:39 - A | A

Segunda-feira, 19 de Julho de 2021, 14h:39 - A | A

Desenvolvimento

Crédito rural fomenta projetos de assentamentos de Reforma Agrária em MS

Projeto disponibilizou mais de 650 mil reais em contratos do Crédito a mulheres

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Agraer

Crédito rural fomenta projetos de assentamentos de Reforma Agrária em MS

Sala da Cidadania da Agraer

Projeto “Crédito Fomento Mulher” está beneficiando diversas famílias assentadas da Reforma Agrária, que residem no Assentamento Santo Antônio, em Itaquiraí. Entre os dias 13 a 15 de julho foram assinados mais de 650 mil reais em contratos do Crédito nas comunidades Nossa Senhora das Graças e Santa Rita no interior do Estado. Os projetos foram viabilizados pelos técnicos da Sala da Cidadania da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).

 

A iniciativa integra o convênio para o desenvolvimento dos projetos de Assentamento da Reforma Agrária no Estado do Mato Grosso do Sul firmado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), promovido em parceria com o Governo do Estado.  

 

Na ocasião, mais de 130 famílias assentadas pela Reforma Agrária no MS foram beneficiadas pelo Fomento Mulher e, posteriormente, por Crédito Fomento. Conforme a Agraer, o Crédito Fomento Mulher viabiliza recursos financeiros por meio da concessão de crédito aos beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), a iniciativa tem o intuito de garantir os meios necessários para o desenvolvimento inicial das atividades rurais e a recuperação dos Projetos de Assentamento de Reforma Agrária no MS.

 

Vereadora, Ariadne Gheller, destaca a importância do projeto. “Este fomento chegou na hora certa. Irá nos ajudar a melhorar a produção, que garante o sustento das famílias assentadas. Com a experiência do fomento, as mulheres estarão mais preparadas para desenvolver projetos futuros. Esperamos que estes recursos aumentem sua renda, sua capacidade de olhar possibilidades e oportunidades de comercializar, de produzir e de cuidar do lote. É um recurso, que na parceria firmada com o Incra, é muito importante pois, além de valorizar a agricultura familiar, possibilita o empoderamento da mulher”, ressaltou a parlamentar.

 

O vereador Valdinei Gubert, esteve presente durante a ação e enfatizou o intuito do projeto. “A intenção é de que as famílias possam trabalhar com segurança, acessando os créditos e as políticas públicas às quais têm direito”, pontua o vereador.

 

De acordo com a Agraer, os recursos serão destinados a mulheres que exercem projetos relacionados a hortifruti, suinocultura, avicultura, piscicultura, possibilitando a execução dos projetos e contribuindo com o incremento da renda familiar.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS