O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está com inscrições abertas para cursos à distância. O portal de educação à distância (EAD/Senar) oferece 11 cursos em três programas: Empreendedorismo e Gestão de Negócios, Inclusão Digital e Qualidade de Vida, para atender produtores e trabalhadores rurais de todo o País.
“Os cursos à distância são uma oportunidade para as pessoas do meio rural que querem se capacitar ou aprender a utilizar o computador, mas não tem tempo para se deslocar e participar de cursos presenciais. Essa iniciativa é vista pelo Senar como uma forma de tornar o conhecimento acessível, otimizando o tempo dessas pessoas, que, pela natureza das atividades no campo, não podem se ausentar por muito tempo do ambiente de trabalho, além de promover qualidade de vida”, destaca a assessora técnica da entidade, Larissa Arêa.
De acordo com a assessoria do Senar, os cursos à distância são feitos pela internet e caso o interessado não tenha acesso à internet em casa, pode fazer o curso no sindicato rural ou associação da sua região.
Além dos cursos citados, o produtor e trabalhador rural podem encontrar no portal “EAD Senar” na internet, informações importantes, como por exemplo, como evitar problemas de saúde no dia a dia do campo e dicas de como enfrentar pragas nas lavouras.
O conteúdo dos cursos está em processo de atualização, mas algumas turmas já estão iniciando, como o “Com Licença Vou à Luta”, “Negócio Certo Rural”, “Trabalhador Empreendedor”, “Primeiros Passos na Digitação”, “Primeiros Passos na Informática”, “Primeiros Passos na Internet”, “Primeiros Passos no Canal do Produtor”, “Primeiros Passos no E-mail” e “Saúde Rural”.
Nos próximos meses, o portal “EAD Senar” vai disponibilizar novos cursos ligados às cadeias produtivas da piscicultura, silvicultura, ovinocultura de corte, heveicultura, bovinocultura de leite e bovinocultura de corte, floricultura e suinocultura.
Todos os cursos à distância ficam disponíveis por meio de vídeo-aulas (teoria e prática).