Sexta-feira, 14 de Março de 2008, 13h:06 -
A
|
A
Decreto aprova programa para erradicar aftosa no Mercosul até 2009
Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)
Decreto n.º, 6.396, de 13 de março de 2008, publicado no diário Oficial da União desta sexta-feira (14), aprovou o a execução do Vigésimo Quarto Protocolo Adicional ao Acordo de Complementação Econômica n.º 36 que estabeleceu o "Programa de Ação Mercosul Livre de Febre Aftosa" (Pama) 2006-2009. O acordo foi assinado entre os países membros em 18 de agosto de 2006.
Segundo o Decreto, o protocolo que estabelece o Pama deve entrar em vigor 30 dias após a data em que a Secretaria-Geral da Aladi (Associação Latino-Americana de Integração) comunique aos países signatários o recebimento da notificação relativa ao cumprimento das disposições legais internas para sua colocação em vigor. O acordo foi celebrando pelo Governo da República Argentina, Governo da República Federativa do Brasil, Governo da República do Paraguai, Governo da República Oriental do Uruguai e Governo da República da Bolívia.
A principal meta do Pama (2006-2009) é erradicação da febre aftosa no âmbito do Mercosul e Estados Associados participantes, até 31 de dezembro do ano 2009, e sustentar a condição epidemiológica alcançada, mediante o funcionamento de um sólido Sistema de Vigilância Veterinária.
Outra meta do programa será a contribuição mutua do desenvolvimento da pecuária regional para sua inserção no mercado internacional, e fortalecimento das estruturas sanitárias para a prevenção de outras doenças exóticas de similar impacto econômico. ( com informações Notícias MS )